Colônia de férias em casa: como entreter as crianças sem gastar muito

20/01/2021 11:35:19
Compartilhar

As aulas on-line ajudaram a manter as crianças ocupadas durante a pandemia. Porém, com as férias escolares, os pais terão que contar com a criatividade para entreter os pequenos e evitar sair de casa neste momento em que os casos de Covid-19 continuam subindo. Veja abaixo sugestões de atividades que podem ser feitas em qualquer espaço, sem gastar muito.

É preciso ter em mente a idade da criança para decidir quais brincadeiras podem ser sugeridas, além do grau de participação dos responsáveis na atividade.

Crianças menores, de até quatro anos, dependem mais do auxílio do adulto. No entanto, acontece muito do adulto escolher uma brincadeira ou estruturar um jogo e a criança a partir daquilo inventar um novo modo de se divertir. O adulto te que estar atento a esses sinais e deixar a criança exercer sua criatividade.

Já as crianças maiores têm mais autonomia, mas os pais podem se oferecer para partilhar aquele momento de diversão, buscando entender o que a criança gosta, ensinando brincadeiras antigas e aproveitando para passar esse tempo juntos.

Assim como em uma colônia de férias, é importante ter algumas atividades planejadas ao longo do dia para evitar que os pequenos passem muito tempo assistindo televisão ou jogando videogame.

As crianças da primeira infância, de até quatro anos, têm um tempo de atenção mais curto. Então para que você fique mais tempo brincando com elas, precisa deixar mais atividades preparadas. As crianças mais velhas podem repetir os jogos, as brincadeiras, você pode ir tornando cada fase mais difícil, e a atividade dura mais tempo. Além disso, elas podem participar da preparação da brincadeira, como separar os materiais.

Os materiais que são usados para quase todas as brincadeiras são: tinta guache, barbante, cola, fita crepe e tesoura. Além disso, é interessante aproveitar papelão de caixas que seriam jogadas fora, além de rolos de papel higiênico, esponjas usadas, cabos de vassoura e até mesmo borra de café.

A esponja pode ser recortada em formatos divertidos e usada para fazer carimbos. Caixas de papelão podem se transformar em automóveis, móveis e eletrodomésticos para a criança brincar, enquanto caixas menores podem ser usadas para fazer jogos como boca do palhaço, jogo da memória, quebra-cabeça. Os rolos de papel higiênico, por sua vez, podem ser usados para criar diferentes brinquedos, como borboletas com asa de cartolina e robôs.

A borra de café dá para brincar como se fosse areia ou espalhando num tabuleiro ou no chão, para fazer desenhos com os dedos.

Missão Impossível
A clássica cena dos filmes de ação em que o espião desvia dos lasers vermelhos pode ser replicada em casa utilizando barbantes e construindo um circuito com almofadas ou obstáculos.

Pequenos cozinheiros
Outra atividade típica das colônias de férias é levar as crianças para a cozinha, para ajudarem a fazer bolos, biscoitos ou algum outro prato que gostem. Os bolos de liquidificador costumam ser opções práticas, que não exigem força física, por isso são ideais para os pequenos. Brigadeiros e docinhos, que podem ser confeitados pelas crianças, assim como cupcakes, também são opções divertidas. Mas é importante ter cuidado com objetos cortantes e com o calor. Na hora de picar os alimentos e colocá-los no forno, o adulto deve assumir.

Sem medo de sujeira
As férias são uma boa oportunidade de permitir que os filhos façam em casa brincadeiras que normalmente não são permitidas, por conta da sujeira.

Nas colônias de férias são feitas muitas atividades que precisam de espaço, envolvem tinta, coisas que grudam, que fazem sujeira… pois geralmente é o que as famílias evitam dentro de casa. Então, nessa pandemia, preparar massinha com trigo ou maizena, preparar tinta com cola, trigo e cores naturais como suco de beterraba, e montar barraca com lençois, são atividades que podem dar o ar de colônias de férias dentro de casa.

Piscina
No verão, nada melhor do que um banho de piscina para refrescar e se divertir. Para criar o clima de colônia de férias dentro de casa, vale à pena comprar uma piscina inflável que caiba na varanda ou até mesmo em algum cômodo que tenha mais espaço. Se a piscina for colocada dentro de casa, na sala ou no quarto, por exemplo, o ideal é forrar o chão com toalhas ou um plástico grande, para evitar que o chão fique molhado.

https://extra.globo.com/

Compartilhar