Colégio Anchieta completa 130 anos em Friburgo

12/04/2016 07:12:09
Compartilhar

Nesta terça-feira, 12 de abril, o tradicional Colégio Anchieta de Nova Friburgo está completando 130 anos. A história do colégio e do município estão intimamente ligadas. Milhares de pessoas tiveram suas vidas marcadas pelo Anchieta.

Seus fundadores foram padres e irmãos jesuítas italianos da Província Romana a partir do dia 12 de abril de 1886 atual Província Centro-leste do Brasil.

O Colégio começou a funcionar na casa-grande da antiga fazenda e sesmaria do Morro Queimado, conhecido pelos colonos suíços com o nome de “Chateau”, ainda usado pelo povo da cidade para designar o Anchieta. O Colégio foi fundado como Internato para alunos de todo o Brasil.

Com o aumento do número de alunos, iniciou-se a construção do grande e majestoso edifício atual, no dia 1º de janeiro de 1901. Sua construção durou oito anos. O Anchieta logo se tornou famoso e conhecido em todo Brasil, pela excelente educação que dava a seus alunos.

Os professores eram todos Padres Jesuítas , mas em 1922, com a diminuição dos padres vindos da Itália, foi preciso acabar com o internato e transformar o Anchieta em seminário, para a formação de Jesuítas Brasileiros.

Em pouco tempo, o Colégio encheu-se de seminaristas que iam desde o seminário menor chamado Escola Apostólica, até a Faculdade de Filosofia. Depois do Internato – (1ª fase), o seminário foi a segunda fase da história do Colégio.

A terceira fase começou em 1966, quando diversas classes seminarísticas se transferiram para outras cidades. Nesta terceira fase, o Anchieta se transformou em Externato, recebendo alunos não só de Friburgo, mas também das cidades vizinhas.

Em 1969, o Anchieta passou a receber alunas, transformando-se em misto. A área externa do Colégio é considerada um verdadeiro parque ecológico, com o amplo espaço verde que o circunda.

Compartilhar