Cirurgia íntima: entenda procedimento feito por mulheres e homens

07/10/2016 10:48:56
Compartilhar

Homens e mulheres insatisfeitos com a aparência de seus órgãos genitais podem optar pela cirurgia íntima para corrigir alguns detalhes estéticos que julgarem importantes para a qualidade de sua vida sexual.

O Brasil é um dos países campeões em cirurgias íntimas estéticas. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética apontam que no ano passado aproximadamente 12.870 mulheres realizaram um tipo de cirurgia para diminuir o tamanho dos pequenos lábios e 440 homens fizeram cirurgia de alongamento do pênis.

Não foi fácil e não foi simples para estas pessoas tomarem esta decisão. Ao contrário, devem ter passado por momentos de grande ansiedade, insegurança, baixa auto estima e muito sofrimento antes de conseguirem procurar um médico para explicar sua angústia e insatisfação.

Decidir submeter-se a uma cirurgia estética nos próprios genitais, por livre e espontânea vontade, exige muita determinação. Ainda mais se levarmos em conta que qualquer tipo de cirurgia nunca é isenta de riscos. Há, inclusive, o risco de não ficar esteticamente como se gostaria ou como se imaginaria. Além disso, trata-se de uma região anatômica com grande impacto, significado e repercussão na vida sexual, psíquica e emocional.

Quais os tipos de cirurgia íntima mais procurados pelas mulheres?

– Labioplastia ou Ninfoplastia: algumas mulheres possuem os pequenos lábios muito grandes, projetando-se para fora da região genital. Isso pode dar muito desconforto estético, levando a constrangimentos durante as relações sexuais e causando incômodo ao vestir algumas roupas. A cirurgia consiste na diminuição do tamanho dos pequenos lábios.

– Lipoaspiração da região acima da vulva: em algumas mulheres esta região, também conhecida como monte de vênus, pode ter um acúmulo de gordura, deixando-a extremamente volumosa e causando constrangimento estético. Nestes casos a cirurgia indicada é a lipoaspiração desta gordura.

– Cirurgia para excesso de pele e/ou flacidez dos grandes lábios: nestas situações podem estar indicados o preenchimento ou a retirada do excesso de pele dos grandes lábios.

– Cirurgia para o estreitamento do canal vaginal: esta cirurgia é também conhecida como vaginoplastia. Pode estar indicada em situações não meramente estéticas como, por exemplo, partos vaginais complicados ou bexiga caída.

Quais os tipos de cirurgia íntima mais procuradas pelos homens?

– Alongamento peniano: o tamanho do pênis tem um significado muito especial no universo masculino. Com a idade, é natural que o pênis diminua de tamanho e isso incomoda muitos homens que tem vida sexual ativa. Existe uma cirurgia que pode ser feita que aumenta o tamanho de pênis até um determinado limite, definido pelo comprimento dos nervos penianos. Uma prótese pode ser utilizada, de acordo com a avaliação do cirurgião.

– Correção da curvatura do pênis: alguns homens nascem com o pênis mais curvo; outros, em decorrência de pequenos traumas ao longo de sua vida sexualmente ativa, podem desenvolver uma doença chamada de Peyronie, que faz com que o pênis vá se tornando mais encurvado. Esta situação pode ser bastante desconfortável e gerar constrangimento para o homem e eventualmente dor nos parceiros(as). A cirurgia é indicada com o objetivo de corrigir a curvatura e deixar o pênis o mais “reto” possível.

A busca por mais qualidade de vida é importante e essencial para todos nós. O que dá felicidade e confiança para uma pessoa não necessariamente trará felicidade ou confiança para outra. Cada um tem sua forma de ser, de pensar e de se entender como pessoa. Importante estarmos bem e em equilíbrio com nós mesmos.

Muitas vezes uma correção estética, em qualquer parte do corpo, é uma janela que se abre para uma vida emocional mais tranquila. Felizes os que tem a possibilidade de conseguir isso. Resolve todos os problemas? Claro que não! Mas se muitos ficarem contentes e emocionalmente mais seguros, não se discute: vale a pena!

http://g1.globo.com/bemestar

Compartilhar