Cinco parques estaduais no Rio de Janeiro para curtir a natureza

26/08/2019 12:38:27
Compartilhar

Que belezas naturais permeiam o território fluminense, isso não é novidade. Mas é tanta opção de passeio ao ar livre, junto à natureza, que de frente a uma lista de parques florestais do Rio, qualquer um pode se surpreender. Confira cinco dicas.

Parque Estadual do Desengano
Criado em 1970 e conhecido pela diversidade de sua fauna, o Parque Estadual do Desengano, no Norte Fluminense, abrange as cidades de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos. Trilhas de dez minutos levam às cachoeiras Tombo d’Água, com queda de 70 metros, e Maracanã, que tem piscina natural.

Parque Estadual da Costa do Sol
Um dos atrativos do Parque Estadual da Costa do Sol, na Região dos Lagos, é o Morro do Caixão, duna gigante entre Araruama e Arraial do Cabo. O parque é um grande corredor de areia, cercado por vegetação de restinga, com acesso por qualquer uma das cidades da Região dos Lagos.

Parque Estadual dos Três Picos
Entre os atrativos do Parque dos Três Picos, a maior unidade de conservação estadual, com 65 mil ha, estão as trilhas do Jequitibá (de 1km e que leva à cachoeira de mesmo nome) e da Pedra do Elefante. Abrange Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

Parque Estadual Cunhambebe
O Parque Estadual Cunhambebe, na Costa Verde, está entre Itaguaí,Mangaratiba, Angra dos Reis e Rio Claro. O circuito de cachoeiras do Sahy, que leva a um mirante com vista para a Baía de Sepetiba, é um dos destaques.

Parque Estadual da Pedra Selada
O Parque Estadual da Pedra Selada fica nas cidades de Resende e Itatiaia e em parte da Serra da Mantiqueira. Do pico da Pedra Selada, de 1.755m de altitude, há uma bela vista para o Rio Preto (entre RJ e MG) e para o Pico das Agulhas Negras. Lá dentro, trilhas de diferentes níveis levam a cachoeiras e piscinas naturais.

Compartilhar