Chocolates artesanais geram renda extra na Páscoa; comece a planejar o negócio

21/02/2017 10:36:06
Compartilhar

Trocar chocolates na Páscoa é bom. Mas produzir e vender bombons e ovos prometem tornar ainda mais doce a data festiva para empreendedores.

Em alta no mercado, os itens artesanais garantem uma boa margem de lucro, superior a 400%.

Hoje, há uma excelente demanda para os chocolates artesanais. Os ovos industriais estão muitos caros e, quando o cliente os compara com a qualidade dos artesanais, vê que os últimos valem a pena.

Os produtos podem ser incluídos no mix de quem já trabalha com doces e chocolates. Mas há tempo também para quem deseja iniciar o negócio, aproveitando a ocasião. A chave é começar a se planejar já.

A palavra planejamento assusta, mas é algo simples, intuitivo mesmo, que pode ajudar no negócio. Se a pessoa ainda não é do ramo, deve pensar nos produtos de Páscoa que deseja vender, além de embalagens, fornecedores e público-alvo: se são pessoas de menor renda, namorados, vizinhos… Isso define como você vai se comunicar.

Além disso, é preciso regularizar o negócio, mesmo que funcione em casa.

É preciso ter um CNPJ, um alvará de funcionamento e um licenciamento sanitário — os produtores de chocolates podem ser microempreendedores individuais (registrados como cozinheiros, doceiros ou fornecedores e vendendores de produtos alimentícios).

Para se tormar MEI, o processo é mais rápido, já que agora está todo automatizado. É bom começar assim, para testar o mercado e saber se vale a pena abrir uma empresa.

Tarefa para os próximos dias: aulas e cotações

Há menos de dois meses para a Páscoa, quem não sabe produzir os ovos pode ainda procurar cursos. O ideal é estar craque na produção um mês antes, quando começam a chegar os pedidos dos clientes.

Os preparativos, no entanto, não ficam restritos aos novatos. Mesmo quem já tem o conhecimento e é da área tem muito trabalho a fazer.

Então mãos à obra!

http://extra.globo.com

Compartilhar