Cervejarias da Região Serrana ganham rota de visitação

18/11/2014 18:55:32
Compartilhar

Criada pela iniciativa privada, a Rota Cervejeira receberá R$ 8 milhões em investimentos do Governo do Estado, do Sebrae e das Prefeituras. Serão mais de 15 cervejarias participantes, incluindo as artesanais de Nova Friburgo. Ao Ministério do Turismo caberá o reforço na divulgação do novo produto.

“O novo serviço, além de estimular a cultura cervejeira no estado, vai permitir a interação do visitante, que poderá conhecer e participar do processo de fabricação da bebida”, explicou o secretário estadual de Turismo, Cláudio Magnavita.

Segundo o secretário de Turismo de Nova Friburgo e um dos idealizadores da Rota Cervejeira, Nauro Grehs, o projeto vai incluir também parcerias com restaurantes da região, onde o visitante poderá degustar os produtos. Atualmente, o setor gera 3 mil empregos diretos e 20 mil indiretos na região. A expectativa é de que o polo receba 150 mil visitantes por ano, sendo 50 mil apenas em Nova Friburgo.
“Além das visitas às cervejarias, vamos incluir restaurantes e bares na rota. Garçons e maitres já estão sendo treinados por sommeliers de cerveja por meio da parceria entre o Senac e o Senai”, disse Nauro Grehs.

Desde agosto, as microcervejarias podem se beneficiar pela lei sancionada pelo Governo do Estado para redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço).
São contempladas fábricas que produzem até 3 milhões de litros anuais de cerveja ou chope artesanal que contenham, no mínimo, 90% de cereais malteados ou extrato de malte e que vendem até 200 mil litros por mês dos produtos.

A diminuição da tributação, de 25% para 13%, pretende estimular a economia e desenvolver o setor, cujo mercado consumidor vem crescendo cerca de 20% ao ano no país, e ajudar a criação de uma cultura cervejeira.

Ilustração: Nova Friburgo Agora

Compartilhar