Catedral de São João Batista comemora 150 anos com Missa de Ação de Graças

06/12/2019 19:14:00
Compartilhar

150 anos de história! O ano de 2019 ficará gravado na memória dos friburguenses e registrado nos livros, jornais, sites… Realmente, completar 150 anos de evangelização é um grande marco para um templo, ainda mais para a Igreja Mãe da Diocese: a Catedral de São João Batista, em Nova Friburgo.

Para celebrar a data, não poderia faltar a Santa Missa em Ação de Graças e um grande bolo para promover a confraternização entre os presentes. A cerimônia aconteceu em 8 de dezembro, dia da Padroeira Principal da Diocese, a Imaculada Conceição.

A Eucaristia deste dia foi presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e a homilia foi proferida pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo do Rio de Janeiro. Após a celebração, foi servido um bolo, com 10 metros de largura, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

A comemoração do Jubileu da Catedral teve início em 8 de dezembro de 2018. Desde então, diversas atividades religiosas e culturais estão sendo promovidas para marcar esta ocasião. Além disso, as Capelas do Santíssimo e do Batismo passaram por um processo de restauração, recuperando as pinturas originais do templo.

História da Catedral

Fundada em oito de dezembro de 1869, a Catedral de São João Batista levou 40 anos para ser construída. O Padre Jacob Joye, que veio com os suíços para a cidade em 1819, foi quem conseguiu o terreno com o Barão de Nova Friburgo. Além disso, ele foi o primeiro padre da Catedral. Em 2014, em celebração aos 145 anos do templo, aconteceu a restauração do presbitério da Catedral, sendo inaugurado oficialmente no dia 25 de janeiro de 2015 pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovani d´Aniello. Em 2019, teve início a restauração das Capelas do Santíssimo e do Batismo em comemoração aos 150 anos.

Compartilhar