Cartunista cria desenhos à consciência ambiental

11/03/2016 11:04:17
Compartilhar

Por Alex Sandro Santos*

O Cartunista Fabiano dos Santos é detentor de um talento incrível para o desenho, e, mais do que isso, ele também usa o seu dom para conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente. Grande parte das suas ilustrações, tirinhas e cartuns têm como base a preservação dos recursos naturais do planeta, e por isso ele foi contemplado com o Selo Verde da Ecolmeia.

Além de cartunista, ele também desenvolve Marketing empresarial, com criação de Logotipos, edição de fotos, elaboração de catálogos de produtos, criação de mascotes, entre outros. O trabalho de Fabiano é bastante procurado por agências de publicidade, jornais e revistas, material didático para escolas, escritores e empresas de todo o Brasil. Ele atua em diversas editoras do país, assim como a Editora do Brasil, Editora Ática, Saraiva, Editoras do Grupo Abril, IBEP, FTD, Positivo, Kroton, Rede Salesiana de Ensino, Pearson Brasil, Oxford University Press, entre outras. Fabiano, inclusive, criou uma página na internet onde as suas criações podem ser apreciadas, www.fabianocartunista.com.

O site do Fabiano Cartunista, inclusive, já foi contemplado com algumas certificações assim como o selo Top Blog 2012 na categoria Humor e recebeu a certificação Top3 em Arte e Cultura no Prêmio Top Blog Brasil 2013/2014, e em 2015/2016 está selecionado para a mesma Premiação, a votação é por internautas e vai até o dia 31 de março, portanto ainda dá tempo de votar. O resultado será divulgado no dia 20 de Abril. Para votar, basta acessar o site do cartunista e clicar no selo Top Blog 2015.

Natural de São José do Rio Preto, atualmente residente na cidade de Tanabi (interior de São Paulo), Fabiano também é membro do Conselho de Cultura da cidade onde reside atualmente e é representante do segmento Artes Plásticas e Artes Visuais. Vemos acima a ilustração feita por ele para a Elas Ecomodas – confecção de Nova Friburgo, que produz moda com responsabilidade ambiental e que também foi contemplada em 2010 com o Selo Verde da Ecolmeia.

Neste desenho, por exemplo, Fabiano recebeu um brienfing da proposta que era mostrar que a respectiva marca possui a simbologia de uma árvore e que apresenta responsabilidade com a preservação do meio ambiente realizando o cultivo e plantio de árvores. Esta ilustração do Fabiano é usada pela Elas Ecomodas em tag’s e outros materiais de divulgação da marca.

Na galeria de fotos vemos outros desenhos criado pelo “artista verde” que tem por objetivo levar os leitores visuais ao pensamento mais sustentável.

*Repórter fotográfico/jornalista matriculado pela Federação Nacional da Imprensa, diretor comercial e de comunicação da Elas Ecomodas e idealizador do Projeto Ambiental Elas Preservando

Compartilhar