Cansou de fondue? A raclette é uma boa pedida para os dias frios

12/08/2020 11:39:28
Compartilhar

Prato típico da Suíça, a raclette (do francês “racler”, que significa “raspar) é um prato que conta com muito queijo derretido em cima da batata e outros ingredientes de sua preferência. Na receita tradicional, ele é feito com um queijo de mesmo nome, mas também funciona com outras versões mais acessíveis desde que estes também derretam com facilidade.

Pelas características, já deu para ver que ele lembra um pouco o fondue, certo? Por isso, ele aparece como uma boa opção para os dias mais frios, que pedem um prato quentinho para acompanhar o clima. Saiba mais detalhes sobre essa iguaria e aprenda a preparar uma em sua própria casa!

Raclette: prato feito com queijo é rico em cálcio e proteínas
Para quem ama queijo, quanto mais melhor – e é justamente por isso que o raclette tem feito tanto sucesso! Isso porque essa iguaria conta com uma quantidade considerável desse ingrediente derretido, adicionando um sabor único à refeição, seja o lanche da tarde, almoço ou jantar.

Com o queijo próprio para a receita ou qualquer outro do tipo, uma das vantagens do prato é o fortalecimento dos ossos pela quantidade de cálcio que apresenta e a garantia de mais energia para o corpo, já que também é fonte de proteínas essenciais. No entanto, vale lembrar que as versões mais esbranquiçadas – como o queijo minas e o cottage, por exemplo – são as mais saudáveis por terem menos gordura, enquanto as mais amarelas – como é o caso do raclette – devem ser consumidas com mais moderação.

Como fazer a raclette em casa
A racleteira é um aparelho próprio para fazer a raclette, mas, na falta dele, dá para contar com a ajuda da frigideira para preparar o prato. Além do queijo, ingrediente principal dessa iguaria, você também vai precisar de batatas e o que mais quiser acrescentar à receita para garantir um sabor a mais – como temperos, presunto ou até carnes, por exemplo.

Agora, vamos ao passo ao passo:
1. Lave bem as batatas e, depois, coloque-as para cozinhar com um pouco de sal;
2. Quando estiverem devidamente cozidas, espere até que esfriem e corte todas ao meio;
3. Se tiver racleteira, coloque as batatas na parte de cima do aparelho. Depois, acrescente o queijo na parte de baixo, onde será derretido, e termine puxando esse acessório para jogar o queijo derretido por cima do prato;
4. Agora, se não tiver uma racleteira em casa, a dica é a seguinte: colocar pedaços do queijo em cima das batatas e, por fim, levar ao forno até que estejam bem derretidos;
5. Seu raclette está pronto! Não esqueça que você também pode acrescentar outros ingredientes de sua preferência – antes ou depois de levar ao forno – para deixar o prato ainda mais saboroso!

Compartilhar