Canarinhos de Petrópolis se apresentam na Catedral São João Batista

11/05/2017 11:31:08
Compartilhar

Evento acontece no sábado (13), em comemoração ao Dia de Nossa Senhora de Fátima

13 de Maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, terá uma comemoração especial em Nova Friburgo. O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, coro de meninos mais antigo do Brasil, fará uma apresentação na Catedral Diocesana São João Batista a partir das 17h. O evento faz parte das celebrações do Ano Mariano, instituído pelo Papa Francisco. A entrada é gratuita.

Diversas comunidades paroquiais realizarão solenidades comemorativas. Na Catedral São João Batista, além do concerto com o grupo vocal, haverá também uma missa solene às 15h. Os festejos são realizados pela Diocese de Nova Friburgo. O Ano Mariano marca o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. Além disso, também são lembrados os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, localizado no interior de São Paulo.

“Faz algum tempo que os Canarinhos não se apresentam em Nova Friburgo então para nós é motivo de muita alegria retornar à cidade, sobretudo para um evento tão especial como esse. Esperamos todo público friburguense para essa tarde especial”, convidou o maestro do Coral dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt.

No programa da apresentação, estão obras como “Ave Maria”, de Heitor Villa-Lobos, “Laudate Dominum”, de W. A. Mozart, “Look at the world”, de John Rutter, e “Hallelujah”, de G.F. Haendel.

Sobre o coro
Criado em 1942, o Coral dos Canarinhos é o coro de meninos mais tradicional do Brasil, em uma trajetória marcada pelo pioneirismo. O grupo vocal realizou milhares de apresentações e possui em sua discografia 18 Cds. Cerca de três mil vozes já passaram pelo coral, marcando a história da música sacra brasileira.

Entre os memoráveis concertos, estão as três apresentações em cerimônias presididas pelo Papa João Paulo II; a participação no projeto Aquarius na praia de Copacabana com a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; e o concerto no projeto +Criança na Rio +20. Em 2014 e 2015, apresentaram-se ao lado da Orquestra Petrobras Sinfônica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No programa de umas das apresentações, estava um dos maiores clássicos da música erudita: “O Messias”, de Händel.

O Coral dos Canarinhos já realizou apresentações em diferentes regiões do Brasil, além de concertos na Alemanha, Itália, Venezuela, Estados Unidos e Argentina.

Mais informações sobre as atividades do IMCP podem ser consultadas pelo site http://canarinhos.com.br, pelo Facebook http://fb.com/canarinhosdepetropolis ou pelo telefone (24) 2104-4141. O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis fica na Rua Santos Dumont, 355, no Centro Histórico.

Compartilhar