x
Publicado 05/06/2018 16:48:07

Campanha Junho Vermelho incentiva a doação de sangue

Um mês, uma cor e uma questão ligada à saúde em destaque. O mês de junho foi escolhido para a campanha porque, no dia 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Além disso, o Junho Vermelho, para o Brasil, tem ainda mais relevância.

Neste período do ano, o país experimenta a queda das temperaturas e, em seguida, as férias, que provocam uma baixa de comparecimento de doadores: os estoques de sangue caem, em média, 30%.

Esses fatores vêm junto ao aumento de pessoas resfriadas e à época do ano em que a vacinação contra a gripe é disponibilizada pelo governo. Todo o conjunto favorece a redução do banco de sangue.

Assim, o Hemocentro de Nova Friburgo apela por voluntários, a fim de normalizar o quadro. Vale ressaltar que o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-9000.

Como doar sangue?
O Hemocentro de Nova Friburgo fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro. Os interessados devem comparecer ao local munidos de carteira de identidade ou outro documento com foto.

Quem pode doar sangue?
O doador de sangue precisa ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas).