Câmara derruba veto do prefeito e a construção de hidrelétricas está proibida em Nova Friburgo

24/10/2018 08:40:16
Compartilhar

A natureza agradece. A Câmara de Nova Friburgo, por unanimidade, derrubou na noite desta terça-feira, 23/10, o veto do prefeito Renato Bravo ao projeto que proíbe a instalação de Centrais Hidrelétricas em rios do município. Foram 20 votos contrários ao veto do prefeito e uma ausência.

O projeto de lei de autoria do vereador Joelson do Pote, aprovado anteriormente pelo Legislativo, segue para promulgação da presidência da Câmara.

Com a derrubada do veto, a proposta proíbe, por exemplo, a construção de três pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Macaé, ao longo da RJ-142 (Estrada Serramar).

A tentativa de construir as centrais veio a público em 2016, quando um consórcio empresarial deu alguns passos neste sentido, provocando a revolta da população.

A derrubada do veto do prefeito foi comemorada pelo movimento “O Rio Macaé Livre”, que, aliás, acompanhou a votação na Câmara. “… É uma grande conquista para todos nós! Viva o Macaé livre!”, diz trecho de uma nota na página Ama Lumiar no Facebook.

Compartilhar