Câmara de Friburgo recebe portugueses e festeja 150 anos da Campesina

07/01/2020 08:32:50
Compartilhar

por assessoria Câmara de Friburgo

O presidente da Câmara de Nova Friburgo, o vereador Alexandre Cruz (Cidadania) recebeu nesta segunda-feira, 6/1, uma comitiva com nove autoridades portuguesas que visitam o município para as comemorações dos 150 anos da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense.

No encontro, realizado na sala da presidência do Poder Legislativo Municipal, estavam presentes o Cônsul e Embaixador de Portugal, Jaime Leitão; Presidente da Freguesia de Lorvão, Alípio Rui Fêlix Batista; o Presidente da Freguesia de Figueira de Lorvão, Pedro assunção; o representante da Filarmônica Portuguesa, Antônio Mateus da Fonseca; o Presidente da banda de açores, Lázaro Matos; Vice-Presidente da cidade portuguesa Penacova, João Filipe Martins Azadinho Cordeiro; o Vereador da Câmara de Penacova, Luís Pedro Barbosa Antunes; o Vice-Presidente da Filarmônica Portuguesa, Manuel da Silva Santos; e o Presidente do Clube Recreativo Grêmio Português, Olivério Manoel Carvalho.

Segundo o Cônsul e Embaixador de Portugal no Estado do Rio de Janeiro, Jaime Leitão, essa cooperação entre Brasil e Portugal por meio da música diminui as fronteiras entre os países. “A música é a melhor maneira de as pessoas se encontrarem. Há uma história de uma batalha em que dois inimigos, na véspera, juntaram seus exércitos por causa da música. Portanto, acredito que a música não tem barreiras assim como também não existem barreiras entre Portugal e Brasil. E o que mais me interessa é que haja cada vez mais ligação entre Portugal e Brasil. E fico muito contente, muito satisfeito.”

De acordo com o representante a Filarmônica portuguesa, Antônio Mateus, este foi um evento muito importante. “Como temos uma história ligada ao Brasil, estamos aqui para fortalecer esses laços e agradecer a esse povo brasileiro que é espetacular”. João Felipe, Vice-Presidente de Penacova, vila portuguesa do distrito de Coimbra, também comentou sobre a parceria luso-brasileira. “Mais uma vez estamos aqui presentes para solidificarmos essa parceria com o Município de Nova Friburgo justamente com as duas filarmônicas e a filarmônica de Portugal completará 100 anos. Essa inspiração começou na música e que passe também nas áreas do desporto, da juventude, empresarial. Portanto é algo que dois ou três anos e queríamos aqui estabelecer as bases para que dure muitos e muitos anos”.

Composta por 70 músicos, a Banda Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense é considerada de utilidade pública Municipal e Estadual além de ser Patrimônio Histórico-Cultural do Estado do Rio de Janeiro. Em junho de 2016, a convite do Corpo de Bombeiro Militar de Nova Friburgo participou da Sessão Solene da Câmara Municipal de Nova Friburgo na comemoração dos 160 anos da Corporação.

Compartilhar