Calendário: Friburgo vacina 2 grupos prioritários contra a covid-19

31/05/2021 08:10:07
Compartilhar

por SECOM / PREFEITURA

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, dará prosseguimento na próxima semana à aplicação da primeira e segunda doses da vacina contra a covid-19.

Desta vez, o público-alvo é de idosos de 85 a 89 anos (segunda dose) e pessoas de 35 a 46 anos com comorbidades (primeira dose). A vacinação ocorre nesta segunda-feira, 31 de maio, e na terça-feira, 1º de junho.

SEGUNDA DOSE PARA IDOSOS

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde esclarece que os idosos de 85 a 89 anos que foram vacinados com a primeira dose nos dias 1º e 2 de março e que estavam marcados para receberem a segunda dose nesta semana, devem procurar as unidades de saúde para completarem o esquema vacinal contra a covid-19.

A imunização será realizada na segunda-feira, 31 de maio, e na terça, 1º de junho, das 9h às 15h, no Ginásio Poliesportivo Alberto da Rosa Pinheiro (Conselheiro Paulino), Escola de Samba Imperatriz de Olaria (Olaria), Ginásio Poliesportivo João Antunes Nogueira – Bieca (Cordoeira) e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na Lagoinha.

Na segunda-feira, 31 de maio, das 9h às 12h, a imunização também será feita nas ESF Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Terra Nova, Olaria (I, II, III) e UBS/ESF São Geraldo (5ª Igreja Batista). Já na terça-feira, 1º de junho, das 9h às 12h, a vacinação será feita nas ESF de Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Stucky, Varginha, Mury, Rio Bonito e ESF/UBS de São Geraldo (5ª Igreja Batista).

PRIMEIRA DOSE

Nos mesmos dias, locais e horários, também será aplicada a primeira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas de 35 a 46 anos com comorbidades.

Comorbidades previstas para vacinação pelo Plano Nacional de Imunização:

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que segue o que estabelece o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que elenca as seguintes comorbidades como prioridade na vacinação contra a Covid-19: diabetes; doença pulmonar obstrutiva crônica; fibrose cística; fibroses pulmonares; pneumoconioses; displasia broncopulmonar; asma grave; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale; hipertensão pulmonar; hipertensão arterial grave; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta dos grandes vasos e fístulas arteriovenosa; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; câncer; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida; e síndrome de down.

Compartilhar