x
Publicado 11/06/2018 18:23:43

Bombeiros realizam resgate de cinco alpinistas após acidente em Três Picos

Local onde ocorreu o acidente com um dos alpinistas domingo e o resgate do grupo nesta segunda

A experiência dos alpinistas e a conhecida dedicação e valentia das equipes do Corpo de Bombeiros foram fundamentais para o final feliz de um drama vivido por cinco escaladores do Pico Maior, em Três Picos. O drama começou domingo, 10, e só terminou nesta segunda-feira, 11.

O problema ocorrido a 2 mil metros de altitude começou com a virada rápida do tempo e se agravou quando um dos cinco alpinistas se acidentou e sofreu ferimento no meio da escalada. Os companheiros, além de prestar toda ajuda, conseguiram acionar o resgate dos bombeiros. O grupo era formado pelos escaladores Amarildo, Japão, Gaúcho, Marise e Júlio.

Enquanto equipes de Friburgo iniciavam o socorro por terra, um helicóptero dos bombeiros veio do Rio de Janeiro, porém, devido aos fortes ventos não conseguiu fazer o resgate no primeiro momento, no domingo.

Após um longa noite de espera, enfim, a aeronave conseguiu pousar na manhã no cume do Pico Maior nesta segunda-feira e fazer com sucesso o salvamento do grupo.

"Resgate realizado com sucesso. Sucesso baseado na experiência dos escaladores, que possuem conhecimento necessário para lidarem com situações deste tipo e que sabem da importância terem bons equipamentos. Claro, um sucesso também pela atuação do Corpo de Bombeiros, que não poupou esforços e recursos para realizar o resgate. Parabéns aos bombeiros e também para todos que se mobilizaram nessa hora difícil", diz Jhonnatan Azevedo de Miranda, relatando a situação no grupo de Facebook Montanhismo Friburgo.

Galeria de fotos