Auxílio Emergencial chega ao fim e novo auxílio segue incerto

29/12/2020 11:32:06
Compartilhar

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta terça-feira, 29/12, a última parcela do Auxílio Emergencial a 3,2 milhões de pessoas. Isso encerra o calendário de pagamentos do programa, lançado em abril deste ano para apoiar trabalhadores autônomos e desempregados afetados pela pandemia. Ao todo, 68 milhões de brasileiros foram socorridos.

Até o momento não há qualquer nenhuma indicação de que haverá um novo auxílio em 2021 ou lançamento de um novo programa social ou substituto do Bolsa Família.

O auxílio emergencial foi fundamental para a economia friburguense: De acordo com a Caixa Econômica Federal, apenas entre abril a agosto de 2020, os friburguenses cadastrados receberam mais de R$ 144 milhões do programa (veja documento abaixo), além de mais R$ 15 milhões para PJ (pessoas jurídicas). O valor foi informado ao prefeito eleito Johnny Maycon pela gerência local do banco, em recente encontro.

De acordo com o Ministério da Cidadania, em 2021, só serão efetuados pagamentos resultantes de contestações administrativas e extrajudiciais e de decisões judiciais.
Parlamentares seguem defendendo a prorrogação do auxílio por dois ou três meses em 2021, por meio da ampliação do estado de calamidade pública.

 

Compartilhar