Atenção! Falso 135 do INSS aplica golpes em pensionistas

26/07/2020 20:28:01
Compartilhar

Ação criminosa liga e pede dados aos beneficiários. Veja como se proteger!

Na última sexta-feira (24/07), o INSS se pronunciou, por meio de nota, chamando a atenção para uma ação criminosa apurada depois de denúncias. Criminosos têm entrado em contato com aposentados e pensionistas para pedir informações sigilosas.

Atenção: falso 135!
De acordo com INSS, grupos especializados em fraudes entram em contato por telefone com quem recebe algum tipo de benefício. Assim, se passam por atendentes do INSS e pedem informações como o número do benefício e dados pessoais.

Ao perceberem que a vítima não desconfia, chegam, até mesmo, a pedir senhas. Então, os golpistas conseguem mexer em contas e fazer empréstimos no nome do beneficiário, por exemplo.

E, segundo o INSS, este tipo de ação tende a crescer com as agências do INSS fechadas, durante a pandemia. Isso requer, também, atenção por parte dos idosos, que podem se tornar vítimas mais fáceis para as quadrilhas, já que alguns não usam os recursos tecnológicos do Instituto.

Proteja-se!
De acordo com o Instituto, a central 135 não entra em contato com os cidadãos. Além disso, o INSS possui todos os dados dos beneficiários. Por isso, não precisa solicitar tais informações.

Portanto, caso uma ligação seja recebida por parte do INSS solicitando qualquer informação, a orientação é desligar. Ainda, mais atenção se a ligação vier de um número restrito.

As pessoas que receberem este tipo de ligação, podem contribuir e entrar em contato pelo número 135 para denunciar. O INSS possui meios de rastrear chamadas e, assim, chegar até às quadrilhas.

https://brasil123.com.br/

Compartilhar