As vantagens e desvantagens de estar grávida no inverno

04/07/2016 15:09:59
Compartilhar

Os dias mais frios são também mais confortáveis para as gestantes, que sofrem menos com inchaços e calor. Apesar disso, pele, cabelos e corpo continuam a exigir cuidados. Confira as dicas:

Água quente
A temporada de frio convida a banhos mais quentes, mas eles prejudicam a camada de proteção natural da pele, chamada de lipoprotéica. Por isso, você não deve esquecer da vida nesses banhos. Lembre-se também de hidratar bem o corpo com cremes ou óleos ao sair do chuveiro. É essa hidratação que também ajuda a prevenir as estrias. A mesma cautela vale para os lábios, que tendem a ficar mais ressecados no inverno. Se você preferir, a manteiga de cacau pode ser substituída por batom com hidratante.

Cabelos
Eles costumam ficar esquecidos fora da estação de praia e piscina e, no inverno, tanto quanto a pele, podem se sofrer as consequências por conta da água quente dos banhos, ficando mais ressecados e sem brilho. Os especialistas recomendam água morna para lavar os fios.

Ao sol
Não é hora de dispensar o protetor solar porque você se expõe menos ao sol nesse período. Saiba que a ação dos raios ultravioleta é a mesma no inverno. Proteja-se com produtos que reúnem filtro solar e hidratante.

Hidrate-se
O organismo continua a precisar de irrigação no inverno. Mesmo que você não sinta tanta sede quanto no verão, mantenha o hábito de beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Sem moleza
O clima também dá preguiça e favorece programas mais sedentários, invariavelmente acompanhados de gulodices. Além disso, o organismo armazena mais gordura a fim de se proteger do frio. A combinação é fatal para ganhar quilos extras. Por isso cuide-se, movimente-se, faça exercícios.

Alimentação
Ainda que o inchaço seja menor do que no calor, mantenha os cuidados: evite alimentos muito salgados, que fazem o organismo reter mais líquido; não fique muito tempo na mesma posição, em pé ou sentada; coloque as pernas para o alto por uma hora, no final do dia; use meias elásticas e consulte seu médico sobre uma massagem adequada ao seu tempo de gravidez.

Emoções
Lembre-se de que cuidar da beleza faz bem para o corpo e eleva a autoestima, melhorando até o humor — tão vulnerável na gravidez em qualquer estação.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/

Compartilhar