As cachoeiras de Nova Friburgo e suas belezas naturais

18/12/2018 13:17:31
Compartilhar

O calor já está a todo vapor, e o que pode ser melhor para refrescar que um bom banho de cachoeira?

Você não vai deixar o verão passar sem curtir essas belezas naturais!

1-Indiana Jones – A cachoeira é muito frequentada pelos friburguenses e um destino certo para os turistas que gostam de passeios ao ar livre, com um pouco de aventura.  A queda-d´água fica escondida atrás de uma formação rochosa que lembra os cenários dos filmes de Indiana Jones. Nela, é preciso atravessar um corredor estreito entre dois paredões de pedra, entrar no córrego com água até os joelhos, subir em pedras e curtir um belo visual que se assemelha também a uma caverna. Ela faz parte das belezas naturais encontradas em Boa Esperança, localidade do distrito de Lumiar.

2-Poço Feio – O Poço Feio é ideal para turistas e também para moradores que procuram uma cachoeira de águas calmas e com um grande espaço para tomar sol. Há 1km do centro de Lumiar, a cachoeira tem uma espécie de “praia”, com uma área enorme que as crianças podem brincar sem perigo. A entrada, no valor de R$ 15, permite que você estacione no local, que é particular. Apenas fins de semana e feriados.

3-Toca da Onça – Localizado há 40 minutos do centro de Lumiar, o poço Toca da Onça é um dos cartões postais da cidade. Com beleza exuberante, a localidade é muito procurada também por quem gosta de fazer trilhas e estar em contato com a natureza. Ficou curioso? Confira essas imagens da Toca da Onça: https://www.youtube.com/watch?v=QL2eb7lEz1k 

4 – Cachoeira São José –  Para chegar a cachoeira, os veículos precisam trafegar por cerca de 400 metros de uma estrada de chão inclinada, que também dá acesso a cachoeira Indiana Jones, em Boa Esperança. Além da queda d’agua e piscinas para adultos e crianças, o local também oferece estrutura para alimentação e banheiros. Um lugar incrível para aqueles que buscam relaxar em meio as belezas naturais.

5 – Encontro dos Rios – Quem nunca ouviu falar sobre o maravilhoso Encontro dos Rios? Um lugar mágico, divertido e perfeito para quem está em busca de aventura. Há 5 km do centro de Lumiar, o encontro do Rio Macaé com um de seus afluentes, o Rio Bonito, também é usado pelos aventureiros que curtem atividades radicais como rafting, canoagem, entre outras. Com certeza é um lugar inesquecível, que vale a pena ser visitado e revisitado. Atualmente há uma taxa para manutenção da área. Que tal dar uma conferida nesse lugar maravilhoso por um ângulo diferente?  https://www.youtube.com/watch?v=X-iGMWsRoaQ

6- Parque Juarez Frotté – O Parque Juarez Frotté oferece muitas opções de lazer para seus visitantes. Localizado no bairro Cascatinha, a cachoeira do Parque é muito frequentada por aqueles que buscam mais contato com a natureza, sem precisar sair da cidade.

7 – Adutora – Outra opção para aqueles que não querem sair da cidade para curtir uma cachoeira bonita e tranquila, é a cachoeira da Adutora, localizada também no Cascatinha. Com uma queda d´água de tirar o fôlego, o local é mágico e ideal para quem quer dar um mergulho durante a semana.

8 – Feiticeira – Localizada na Estrada Pico da Caledônia, na altura do Hotel Fazenda Caledônia Inn, uma trilha “ladeira abaixo” leva você a um dos mais belos pontos do Cascatinha: a Cacheoira da Feiticeira.  A descida leva cerca de sete minutos e é íngreme em alguns pontos. O esforço é compensado com uma queda d’água, um visual e uma piscina de rio muito convidativa para o banho. O local é perfeito para quem quer relaxar.

9 – Cachoeira Branca – Localizada em Galdinópolis, essa cachoeira forma várias prainhas. O local tem uma pequena infraestrutura, como um bar e local para estacionamento. Com entrada à esquerda no sentido de quem passa por Stucky, a cerca de 5 km/6km do centro de Friburgo. Propriedade privada, é cobrada uma taxa de manutenção. 

10 – Poço Belo – Esse poço é formado pelo Rio Boa Esperança, é bastante utilizado para banhos. Está localizado em Boa Esperança, no distrito de Lumiar.

*Lembrando que as cachoeiras são locais que apresentam muitos riscos. Jamais ingerir bebidas acólicas antes de mergulhar. Fique sempre atento ao volume d´água, as chuvas, a correnteza e também aos mergulhos e pulos na água, observando sempre a profundidade e as pedras do local. Evite acidentes!

Compartilhar