Apagar dados ou limpar cache? Entenda a diferença

27/02/2018 11:42:16
Compartilhar

É provável que você já tenha ouvido falar que apagar dados e limpar cache ajudam a corrigir eventuais problemas apresentados por aplicativos. Isso sem falar que essas ações liberam espaço na memória de seu smartphone.

Mas isso não significa que você pode sair por aí apagando dados e limpando cache a torto e a direito. Aqui, você deve entender o que exatamente essas funções fazem e, principalmente, quando usá-las.

Em primeiro lugar, é importante saber que limpar cache não é sinônimo de apagar dados. Os dois recursos têm procedimentos e finalidades diferentes. Então, vamos por partes.

Limpeza de cache

De modo geral, navegadores e aplicativos armazenam dados em cache. Trata-se de uma maneira de agilizar o processo de inicialização dos softwares.

Quando usados com muita frequência, os aplicativos ficam lotados de informações em cache. Isso pode implicar travamentos e interrupções. Para resolver esse problema, a solução está na limpeza de cache. Você pode recorrer a esse recurso, também, quando estiver precisando desesperadamente de memória em seu dispositivo.

O processo de limpar cache é bem simples. Basta acessar as configurações do seu smartphone e localizar a opção “Aplicativos”. Nela, selecione a aplicação com problema e toque no botão “Limpar cache”.

Embora seja útil limpar o cache periodicamente, a função não resolve todos os problemas. Caso um aplicativo continue apresentando dificuldade para abrir, mesmo depois da limpeza de cache, você deve recorrer a uma medida mais drástica.

Apagar dados

Apagar dados, por sua vez, é uma medida mais extrema. Isso porque essa ação exclui todas as informações armazenadas no aplicativo de forma definitiva. É como se você baixasse a aplicação novamente.

Se apagar os dados da Netflix, por exemplo, você perde todas as séries e os filmes que baixou para assistir offline. Além disso, você deve inserir, novamente, login e senha para acessar o aplicativo.

Portanto, pense muito bem antes de apagar os dados de um aplicativo, hein! Caso não haja alternativa, o caminho para eliminar dados também é simples. Mais uma vez, vá até a opção “Aplicativos” em Configurações. Lá, toque no botão “Apagar dados”.

Compartilhar