Anchieta sediará ONU Colegial

17/10/2014 14:32:48
Compartilhar

por Marcia Savino

A ONU Colegial é uma tradicional simulação das sessões das Nações Unidas realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Com vistas a abrigar o evento em Nova Friburgo, já a partir de 2015, este ano o Colégio Anchieta levou nove alunos para participar da nona edição do evento no Colégio Santo Inácio, no Rio.

A simulação é feita através de debates em Comitês, que funcionam como fóruns sobre temas relevantes para a sociedade. Alguns alunos atuam como diretores dos comitês e mediadores, enquanto outros estudantes se preparam para representar alguns dos 193 países membros da ONU, fazendo o papel de diplomatas, argumentando e debatendo temas contemporâneos e de relevância social. Eles, inclusive, se vestem com rigor: os meninos usam terno e as meninas, roupas sociais.
Questões relacionadas ao meio ambiente, tráfico de drogas, crise europeia e outros assuntos, fazem parte dos temas abordados. “Além do exercício da argumentação e reflexão, o projeto estimula os alunos a desenvolverem iniciativas na busca de um mundo mais justo, fraterno e que tenha na busca da paz um dos seus elementos constitutivos”, afirma o professor Daniel Campos, que acompanhou o grupo.

Os alunos são convidados a fazer parte desses debates como delegados, representando cada país, incumbidos de expor e defender a política externa de seus respectivos países, desvencilhando-se de qualquer ideologia ou opinião pessoal. A experiência é marcante. “Foi uma das melhores que já tive, tanto em termos de aprendizado, como em convivência com outras pessoas. Pudemos debater vários assuntos – atuais e históricos, como as tensões na Ucrânia e a crise dos mísseis em Cuba, por exemplo”, conta o estudante Flávio Bruni, do 2° Ano do Ensino Médio do Colégio Anchieta. Bruno Rafael, também do 2º ano do Ensino Médio do Anchieta, acha que a participação trouxe a oportunidade de desenvolver eficiência argumentativa. “Considero a participação nesse tipo de simulação essencial para ter lucidez sobre o panorama político internacional”, afirmou.

O evento, com duração de três dias, reuniu 150 participantes. Além destes alunos, foram debatedores os alunos: Yasmim Abrahão, Saulo Bom, Conrado de Menezes, Isabela Aguiar, Mariana Lamas, João Pedro Dantas e Vitor Barroso.

Compartilhar