Publicado 14/04/2019 10:22:16

Amigos da Água: Prêmios e doação marcam 10ª edição em Friburgo

Premiação aconteceu no teatro do Country Clube

A entrega dos prêmios aos vencedores da 10ª edição do Amigos da Água foi realizada , esta semana, no teatro do Nova Friburgo Country Clube (NFCC). Foi uma festa especial que, este ano, premiou dez alunos do pré-escolar ao 9º ano do Ensino Fundamental, em comemoração ao sucesso da parceria entre a concessionária Águas de Nova Friburgo e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.

O tema do concurso cultural, "Água para todos", escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem ao Dia Mundial da Água (22 de março), foi tema dos desenhos, colagens, textos, slogans e poesias produzidos em sala de aula.

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, acompanhado da primeira dama, Cristina Bravo, e do Secretário de Educação, Igor Pinto, fez a abertura do evento e destacou a parceria em prol da educação ambiental.

"Águas de Nova Friburgo tem investido em melhorias nos serviços de água e esgoto, como, por exemplo, na modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan. Mas o foco da concessionária é também a conscientização ambiental. As mudanças climáticas, que causam calamidades no mundo, também são resultado da falta de conscientização ambiental. Há dez anos esse projeto colabora para um futuro melhor com a conscientização das crianças e jovens na preservação do nosso planeta", declarou o prefeito.

O superintendente de Águas de Nova Friburgo, João Henrique de Sá, agradeceu aos professores da rede municipal pelo desempenho ao longo desses dez anos.

"O projeto é um sucesso graças à dedicação de todos os professores. E quero destacar que, assim como o Renato Bravo, que pôde comemorar os 200 anos do município como prefeito, eu tive a sorte de festejar os 10 anos do Amigos da Água como superintendente e poder homenagear a todos os envolvidos no projeto".

Em seguida, a plateia se encantou com a exibição do vídeo sobre o Amigos da Água e com o grupo teatral Cia Arteira de Nova Friburgo.

Antes da premiação, foi anunciada a doação à Secretaria Municipal de Educação de vinte computadores substituídos pela concessionária. Logo após, representantes da Águas de Nova Friburgo entregaram placas comemorativas aos parceiros desses dez anos para o escritor Álvaro Ottoni; para o ambientalista Luís Arruda (homenagem póstuma); e para a estudante Maria Fernanda do Nascimento, que representou todos os alunos. O diretor-presidente, Cláudio Abduche; o superintendente de QSSMAS, Nelson Carvalho; a superintendente de Comunicação, Flávia Risso; e o engenheiro Christian Portugal, todos do Grupo Águas do Brasil, também foram homenageados, assim como o prefeito, o secretário de educação e a coordenadora de projetos especiais, Íris Thurler Leal.

Cerca de 100 escolas municipais e quase 15 mil alunos participaram, este ano, do Amigos da Água. Confira os vencedores, que ganharam tablets, fones, camisas, mochilas, certificados, cartilhas ecológicas e squeezes.

OS PREMIADOS

Pré-escolar II (colagem): Jhon Lucas Derrihei Arruda, E.M. Professora Helena Coutinho;
1º ano (desenho): Dorothy Maria Dantas, E.M. Maximillian Falck;
2º ano (desenho): João Pedro M. Rodrigues, E.M. Claudir Antônio de Lima;
3º ano (colagem): Evelin Ferreira Rocha Neves, E.M. Patrícia Jonas Santana;
4º ano (colagem): Calebe dos Santos Schumacker, E.M. Décio Monteiro Soares;
5º ano (texto de até cinco linhas): Letícia Nascimento Moreira, E.M. Ruy Sanglard;
6º ano (slogan): Lucas de Araújo Cirino, E.M. CEFFA Rei Alberto I;
7º ano (slogan): Ariany Zebendo, E.M. Rui Barbosa;
8º ano (poesia): Weverton da Silva Oliveira, Colégio Municipal Dermeval B. Moreira;
9º ano (poesia): Ludmila de Macedo Ferreira dos Santos, Colégio Municipal Dermeval B. Moreira.

Os planos de aula vencedores foram produzidos pelas professoras: Rosilene de Lourdes Silva, do CMEI Luz da Serra; Karine Dias Oliveira, da E.M. Claudir Antônio de Lima; e Rosiara Campos Knupp, do Colégio Dermeval Barbosa Moreira. Todas receberam tablets e brindes variados. As escolas dos alunos vencedores também ganharam impressoras e mudas nativas do Viveiro-Escola Águas de Nova Friburgo para criação de corredores verdes nas unidades.