Alunos de Fono da UFF promovem evento sobre Afasia

13/08/2020 18:53:08
Compartilhar
Paulo Maia / Assessor de Imprensa
Instituto de Saúde de Nova Friburgo – ISNF/UFF

Nesta sexta-feira (14/08), a Liga Acadêmica de Saúde Mental (LIASMENTAL), em parceria com a Liga Acadêmica Adulto Idoso (LILAI), promove o evento “A ser em cena: a arte dramática e a Afasia”. Os dois grupos são formados por alunos do Curso de Graduação em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município. 

O encontro gratuito ocorre, a partir de 18h, de maneira inteiramente virtual, pela plataforma Google Meet, e é destinado a alunos do curso e pessoas interessadas no tema. O objetivo é debater a relação do distúrbio com a dramaturgia. Os interessados devem fazer inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/a-ser-em-cena-a-arte-dramatica-e-a-afasia__935999. Ao final, há emissão de certificado para todos os participantes. 

A Afasia

De acordo com Mariana Junger, presidente da LILAI e uma das organizadoras do evento, “a Afasia é um distúrbio que afeta a habilidade comunicativa, alterando a capacidade do indivíduo de se expressar por meio da fala, de compreender aquilo que ouve, de ler e de escrever. Ela ocorre após alguma lesão no cérebro que atinge regiões responsáveis pela comunicação oral e escrita”, explica.  

“A causa mais comum é o acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode ser causada por traumas cranioencefálicos, tumores e outras doenças que afetam o cérebro. Em função disso, a pessoa com esse distúrbio passa a ter dificuldades que não apresentava antes da lesão, como dificuldade para encontrar palavras ou elaborar frases ao conversar; dificuldade para compreender palavras, frases ou uma conversa; troca de letras ou palavras na leitura e na escrita e dificuldade de compreender o que leu”, esclarece Mariana.

Compartilhar