Alerj aprova relatório para impeachment de Witzel por 24 a 0

17/09/2020 16:33:21
Compartilhar

A Comissão Especial de Impeachment da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou nesta quinta-feira, 17/9, por unanimidade o prosseguimento do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). O placar final foi de 24 a 0.

O relatório contém 77 páginas. Na leitura, o relator listou uma série de denúncias contra o governador afastado pelo STJ no último dia 28 de agosto após a Operação Tris In Idem, que investiga desvios de recursos da saúde no governo do RJ em contratos emergenciais.

O governador afastado do RJ fez um publicação em uma de suas redes sociais sobre o resultado: “Recebo com respeito e tranquilidade a decisão da comissão da Alerj. Além da defesa por escrito, antes da votação em plenário faria a minha defesa presencial, demonstrando que não cometi crime de responsabilidade. Tenho confiança em um julgamento justo.” disse em um dos trechos.

PASSO A PASSO DO PROCESSO DE IMPEACHMENT

. O resultado da votação do relatório será publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira, 18/9. A partir de segunda-feira, 21/9, começa a contar prazo de 48 h para o parecer ser inserido na pauta do plenário da Alerj.

. Contadas as 48 h, o parecer já pode ser votado já na quarta-feira, 23/9.

Após a votação em plenário, o texto é publicado em Diário Oficial.

. Se o resultado for pelo impeachment do governador, o Tribunal de Justiça é comunicado para dar início à formação do Tribunal Misto Esse tribunal é formado por 5 deputados (eleitos pela Alerj) e 5 desembargadores (eleitos por sorteio com critérios definidos pelo TJ).

A partir da formação do Tribunal Misto começa uma nova etapa onde o governador é afastado por até 180 dias enquanto o tribunal analisa a questão.

Compartilhar