Aldeia da Criança comemora seus 50 anos nesta sexta-feira

26/06/2018 16:48:04
Compartilhar

Nesta sexta-feira, dia 29 de junho, às 18h a entidade estará no espaço da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo com sua equipe, crianças e adolescentes, familiares, sócios, ex residentes, ex funcionários e parceiros para uma dupla celebração:

– Inauguração de uma Exposição permanente, no salão social da Câmara
– Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Aldeia

A ALDEIA DA CRIANÇA está completando 50 anos de trabalho – sem interrupções – com crianças, adolescentes e famílias em situação de pobreza, apoiando o desenvolvimento local de suas comunidades e promovendo diversas ações e serviços gratuitos.

Há aproximadamente 10 anos a Aldeia passou por várias adaptações e mudanças estruturais. Novas ações e projetos, novos membros na diretoria e na equipe. Se há anos a instituição desenvolvia o trabalho de abrigar crianças e adolescentes, num modelo chamado de casa-lar, atualmente ela segue auxiliando menores, mas com o oferecimento de diversas atividades voltadas ao complemento da rotina escolar e ao convívio familiar.

A Aldeia atende 200 crianças e jovens até 18 anos nas duas unidades atuantes na cidade. Isso sem contar com os mais de 30 jovens, adultos e idosos que também recebem atenção da instituição, através de projetos como o de acompanhamento familiar. Número que contabiliza mais de 600 atendimentos semanais, divididos pelas mais diversas atividades oferecidas.

Onde a Aldeia atua?
Embora a Aldeia já tenha chegado a manter cinco unidades próprias, em função das diversas mudanças (externas e internas), há quase 10 anos desenvolvemos esse trabalho em 3 núcleos na Região Serrana do Rio de Janeiro:
Nova Friburgo (Conselheiro Paulino)
Nova Friburgo (Centenário)
Petrópolis (Contorno)

O atendimento nas unidades da Aldeia de Nova Friburgo é direcionado a alunos da rede pública de ensino e membros das comunidades próximas dos núcleos onde a instituição atua.

Os projetos desenvolvidos pela Aldeia são gratuitos e abertos à comunidade dessas regiões. Os interessados em matricular crianças e adolescentes nas oficinas sócio pedagógicas devem se dirigir a um dos núcleos para verificar a disponibilidade de vagas para cada atividade.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. O núcleo de Conselheiro Paulino funciona na Travessa José Ernesto Knust, o telefone para contato é (22) 2580-7696. Já a unidade de Centenário, em Salinas, fica localizada na Rua Rosa Schuenk Toledo, telefone (22) 2543-3571.

http://www.aldeiario.org.br/  https://www.facebook.com/AldeiaCriancaAlegre/

Compartilhar