Agricultores da Região Serrana aprendem práticas sustentáveis

28/07/2015 15:50:13
Compartilhar

Importante polo agrícola na Região Serrana do Estado do Rio, Nova Friburgo é atualmente reconhecido pela grande produção de olerícolas, flores de corte, frutas, criação de trutas, além da produção agroindustrial e do cultivo de alimentos orgânicos.

Agricultores de seis microbacias do município – Barracão dos Mendes, Conquista, Pilões, Santa Cruz, São Lourenço e São Pedro da Serra – estão aumentando sua produtividade graças à adoção de práticas sustentáveis incentivadas pelo programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura. Nas seis áreas priorizadas, já foram liberados mais de R$ 3,7 milhões em recursos não reembolsáveis, diretamente para os produtores familiares.

Na localidade Fazenda Campestre (microbacia São Lourenço), a família do agricultor Ailton Gomes da Silva é uma das beneficiadas pelo programa. Há mais de 40 anos na região, o produtor e dois filhos se dedicam às lavouras de tomate, couve-flor, feijão, alface, couve, brócolis e temperos, que são escoados semanalmente para a capital fluminense.

Com incentivo de quase R$ 6 mil do Rio Rural, foi possível adquirir equipamentos de irrigação, fazer a correção e adubação racional do solo com esterco de galinha, calcário, torta de mamona e farinha de osso e ainda promover a recuperação da mata ciliar do rio que corta a propriedade.

A elaboração do plano individual de desenvolvimento (PID) da propriedade, etapa da fase de planejamento das ações do Rio Rural, ficou a cargo da técnica agrícola Mirian Cordeiro, que é uma das jovens egressas do Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I (Ibelga), que presta assessoria técnica aos beneficiários do programa no município serrano.

Compartilhar