Acne da idade adulta: entenda por que ela aparece e como evitá-la

05/08/2016 15:36:49
Compartilhar

Quando você acha que a fase adulta te liberta das famosas “espinhas”, ao olhar-se no espelho lá está ela. O surgimento da chamada acne adulta possui uma série de motivos, desde a alimentação até processos hormonais.

Por que acontece a acne adulta?
A acne da idade adulta é caracterizada por lesões nodulares císticas, muitas vezes doloridas, que perduram por sete a dez dias na área da mandíbula e lateral das bochechas. Muitas vezes essas lesões estão presentes também na linha de implantação do cabelo. O quadro está relacionado ao estímulo inadequado dos receptores hormonais como os masculinos, alterações relacionadas à tireoide e estresse – uma das principais causas que podem estimular o aumento do cortisol e adrenalina. Além disso, fatores como o uso de maquiagem não adequada, com veículos gordurosos, ou muito pesadas podem causar obstrução dos ductos das glândulas (poros). Devemos também prestar atenção no consumo exagerado de gorduras trans e saturadas e alimentos com alto índice glicêmico que provocam a piora da inflamação e da resistência à cicatrização e persistência do quadro.

Qual o tratamento adequado para se fazer em casa?
Para o controle inflamatório use duas vezes ao dia sabonetes calmantes à base de extratos anti-inflamatórios, loção tônica com função adstringente. O uso de vitamina A ácida à noite, alternada com um nutritivo adequado à necessidade da paciente, é um aliado. O uso de vitamina C como antioxidante potencializa a ação do retinóide (Vitamina A), assim como o ácido salicílico, clindamicina e peróxido de benzoíla. Pela manhã, aposte ainda em séruns leves que podem ser potencializados com boosters com ação calmante e de cicatrizacão como zinco, cobre, magnésio, ouro e fatores de crescimento para cicatrizacão. À noite, se necessário, use máscaras à base de argila para controle da oleosidade, eritema e inflamação.

Existem opções além dos tratamentos tópicos?
Por via oral, utilize antioxidantes e antiglicantes como o hidroxitirosol, pó de gengibre, zinco, piridoxina, niacinamida, carotenóides, extrato de chá branco e ácido elágico. Eles ajudam a manter o equilíbrio da flora microbiana e induzem o processo de cicatrização e ação anti-inflamatória. Mas é importante salientar que esta paciente precisa ser investigada, realizando uma anamnese detalhada e investigar toda a parte hormonal, hábitos de vida e situações de estresse. Pois a conduta deverá ser baseada no controle significativo destes fatores.

E nos consultórios?
Podemos promover a extração dos comedões, realizar peeling de cristal com retinóides e fazer uso da luz azul (que é bacteriostática) assim como da vermelha e infra-vermelha (com ação cicatrizante). Quando o quadro estiver controlado, podemos, se necessário para retirar as manchas ou cicatrizes, utilizar o microagulhamento de ouro com drug delivery e peptídeos ou um laser ablativo fracionado como o CO2 combinado à radiofrequência.

http://revistamarieclaire.globo.com/

Compartilhar