A Catedral de São João Batista

06/05/2019 12:04:00
Compartilhar

Catedral de São João Batista, a Matriz, feita pelo @rkqenup

A Catedral de São João Batista foi criada em 3 de janeiro de 1820, por decreto de Dom João VI, ratificada no dia 11 de janeiro de 1820, pelo Bispo do Rio de Janeiro, Dom José Caetano da Silva Coutinho. Foi consagrada em 25 de agosto de 1985 por Dom Clemente José Carlos Isnard, OSB.

Foi graças ao auxílio do primeiro barão de Nova Friburgo que o templo começou a ser construído. O barão era um dos maiores produtores de café de Cantagalo, próspero traficante de escravos e uma das maiores fortunas do país em meados do século 19. A construção da catedral se inicia em 1851, exatamente no momento em que Cantagalo despontava como um dos maiores produtores de café do país. Logo, o barão de Nova Friburgo pode contribuir na sua construção com significativo aporte de capital. A obra foi finalizada em 1869, exatamente 18 anos depois do início de sua construção.

A Catedral de São João Batista é patrimônio da cidade de Nova Friburgo e do Estado do Rio de Janeiro, recebendo seu tombamento pelo INEPAC na década de 80.

Compartilhar