6º Encontro de Vinil em Nova Friburgo será em setembro

20/08/2019 11:24:57
Compartilhar

Desde 2014 que o site CULTURANF realiza Encontros de Vinil em Nova Friburgo e neste ano, ao invés de ser em novembro, como nas edições anteriores, será no dia 14 de setembro (sábado), das 11h às 18h, na Usina Cultural Energisa. Mais uma vez, a palavra de ordem por lá será garimpar.

O principal objetivo dos encontros, é reunir amantes dos discos de vinil para trocar informações, conhecimento e escutar o que preferem rotular de ´boa música´.

“O primeiro encontro foi despretensioso, mas deu tão certo, que mal termina um já começam a perguntar quando será o outro. Bom seria fazer dois encontros por ano, mas, por outro lado, essa expectativa para o evento tem sido um diferencial, que a cada edição atrai um público pra lá de especial e de outras cidades do estado. Acredito que teremos por lá em torno de 5 mil discos de vinil. É muita música boa em um único espaço, não é?”, comenta Scheila Santiago, responsável pelo encontro.

Por lá será possível encontrar discos raros, desde os de música clássica como de jazz, blues, nacionais, internacionais, rock and roll, trilhas de novelas, samba de raiz, bossa nova, MPB, alguns lançamentos, instrumentais, regionais, baião, forró, enfim, uma infinidade de ritmos e artistas que já fizeram sucesso e tantos outros que continuam na mídia.

Somente os colecionadores com espaço no evento podem comercializar seus discos e artigos ligados à música. Muitos deles abrem mão de alguns exemplares e por isso os colocam à venda, mas para garimpar novos, o que faz com que seus acervos estejam sempre renovados. “No local não é permitida a troca, muito menos qualquer outro tipo de venda, a menos que seja com os próprios expositores, que estarão identificados. O grande barato dos encontros é essa confraternização. Então pedimos para que não insistam em vender lá dentro não sendo expositor“, destaca a organizadora, pedindo a compreensão.

O expositor Marcelo Motta comenta: “passei minha adolescência e início da fase adulta buscando as preciosidades importadas em vinil na Modern Sound,em Copacabana. A extinta Rádio Eldorado tinha um programa de rock progressivo, porém eles não diziam os créditos das músicas nem os nomes das bandas! Era um trabalho de garimpeiro, porém prazeroso! Assim formamos os amigos pela busca do desconhecido! Hoje com as feiras e o acesso à informação as coisas ficaram mais fáceis e por incrivel que pareça essa é a chave para a volta do culto ao vinil! Sou também colecionador, porém gosto de todas as mídias: vinil, CD, cassete, VHS, DVD. Afinal, tudo é música.”

O Encontro de Vinil, que tem entrada franca, conta com o apoio da Energisa, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Cânticos de Sião, Aciaf, Belting Music Club, Programa “O desconhecido mundo do rock” – Rádio Comunidade FM, LeDesigner, Burburinho,net, além, claro, dos expositores que participam desde a primeira edição, como JKing e CD 102, assim como os mais novatos.

6º ENCONTRO DE VINIL
14 de setembro de 2019 (sábado)
11h às 18h
Usina Cultural Energisa – Nova Friburgo
(Rua Dante Laginestra – Centro)
Entrada Franca
(Menores de 16 anos somente acompanhados de responsável legal)
www.culturanf.com.br
Informações: (22)981462493 https://www.facebook.com/encontrodevinil

Compartilhar