5 brincadeiras que ajudam a identificar dislexia em crianças

30/05/2016 11:36:12
Compartilhar

Como os pais devem lidar com esta condição nos filhos

A aquisição tardia da fala, dificuldades motoras e de memorização das cores, por exemplo, são elementos a serem observados até mesmo antes do processo de alfabetização.

A dislexia, que atinge 4% da população brasileira. Este transtorno de aprendizagem não tem cura, mas quanto mais cedo for detectado, melhor poderá ser trabalhado pelos estímulos corretos, que vão diminuir os reflexos no processo escolar. Existem vários tipos de dislexia, bem como diversos graus.

Problemas em guardar o nome dos objetos e dificuldade em aprender a cantar músicas reforçam algumas suspeitas. O diagnóstico completo só é possível com uma equipe multidisciplinar, que inclui neuropediatra, fonoaudiólogo, neuropsicólogo e psicopedagogo. Veja cinco brincadeiras que podem ser utilizadas para identificar uma possível dislexia.

1- Cante

Os pais devem começar a cantar para que seus filhos completem a música, especialmente com crianças de 4 a 5 anos. Observe se seu filho sempre pedirá auxílio ou se chegará a completar a música sozinho.

2-Brinque com números

Os pequenos de 4 a 5 anos já devem ser capazes de contar até cinco. Conte os objetos da casa ou faça bolinhas de massinha, mostrando com os dedos. É preciso observar se a memorização ocorre com facilidade, especialmente quando é sobre a idade da criança.

3-Desenhe

Uma das brincadeiras mais importantes na infância é o ato de desenhar. A coordenação motora e o esquema corporal, podem ser identificados e trabalhados através de um simples desenho. Desenhe no chão, no papel kraft ou na cartolina, por exemplo, pois desenhos grandes permitem a exploração do papel. Observe se a criança tem dificuldade em pegar o giz, canetinha ou lápis.  Que os pais brinquem de adivinhar desenhos, e verifiquem se os pequenos se recusam a desenhar ou não sabem fazer objetos simples, como quadrados ou círculos.Fique atento se o seu filho com 4 anos ainda tem dificuldades para executar esses movimentos solicitados.

4-Brinque de forca

Com filhos de 6 a 8 anos é  indicado a importância de brincar do tradicional jogo de forca. Ao pensar em uma palavra e oferecer uma dica simples para a criança, ela terá que pensar nas letras para descobrir. É preciso prestar atenção na forma como a criança resolve o problema. Observe se ele sempre repete a mesma letra ou se fica chutando qualquer palavra.

5-Brinque de rima

Dentre as músicas infantis mais comuns, quase todas possuem rimas. Que os pais cantem e promovam que os filhos de 6 a 8 anos completem com rimas. Nesta idade as crianças devem ter noção de como rimar.

Alerta

Além das brincadeiras, uma prática importante para verificar como está o desenvolvimento das crianças de na faixa dos 6 aos 8 anos: fazer uma lista de supermercado com os itens que devem ser comprados – mesmo que seja apenas em forma de desenhos ou as letras iniciais – e que depois as compras sejam feitas em conjunto.

Peça que seu filho te ajude a encontrar os itens da lista

 Os pais não devem rotular os filhos, nem com o diagnóstico dos profissionais, e jamais chamá-los de preguiçosos ou outro adjetivo semelhante.

Ao fazer isso, o sentimento negativo é enraizado, afetando a autoestima e prejudicando ainda mais o processo de leitura e escrita

Fonte: http://revistasuplementacao.com.br/

Compartilhar