26ª Fevest, de 6 a 10 de julho, anima economia friburguense

02/07/2016 11:18:47
Compartilhar

A 26ª edição da Fevest – Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima – apresentará, de 6 e 10 de julho, os lançamentos do Polo de Nova Friburgo para a temporada primavera/verão 2017. A feira será realizada no Country Clube.

Entre as novidades para esta edição está a abertura para o público nos dias 9 e 10 de julho, quando moradores da cidade e visitantes poderão conferir e comprar direto de seus criadores, com preços promocionais.

A Fevest é reconhecida por compradores de todo o Brasil e do exterior como referência de feira de negócios que possibilita lançamentos de novos produtos, conceitos e tendências. Na edição 2015, o evento reuniu, aproximadamente, 10 mil visitantes.

Este ano, a Fevest contará com cerca de 100 expositores entre confeccionistas e fornecedores. Segundo o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região/RJ (Sindvest), realizador do evento, a expectativa é receber um público em torno de 13 mil pessoas, um crescimento de 30% em relação a 2015.

A Fevest ocupará uma área total de 12 mil m², com estandes das indústrias de confecções, matérias-primas, serviços e tecnologia, além de disponibilizar um espaço à gastronomia de Nova Friburgo, propiciando um ambiente de conforto e qualidade para os compradores, expositores e visitantes.

Dentre as novidades, o público encontrará tecidos tecnológicos com estampas modernas, priorizando o conforto; peças de sustentação com formas mais sensuais, em cores e modelagens diferenciadas; acessórios com pedras preciosas; modelos plus size; e rendas e malharia em jeans.

AÇÃO SOCIAL – A produção de um calendário, em parceria com o grupo ‘Loucos por Lingerie’, este ano estará associada ao projeto ‘Casca de Cebola’. A ação consiste em sensibilizar homens, mulheres e crianças a doarem seus cabelos, ao invés de autorizarem os mesmos a serem descartados no lixo após o corte, para a confecção de perucas. A iniciativa é uma forma de melhorar a autoestima de pacientes que estão passando por tratamento contra o câncer.

SENAI ESPAÇO DA MODA – Para deixar os moradores de Nova Friburgo ainda mais no clima da feira, o Senai Espaço da Moda realizará uma nova edição do “Novos talentos”. O projeto é inspirado na fachada de escolas internacionais como a London College, na Inglaterra, e mobiliza os alunos a criar peças inovadoras e engajadas nas tendências que embalam o mundo.

O tema este ano é esporte. “Não é uma tendência que acaba em seis meses. É um direcionamento de saúde, de movimento do corpo que percebemos na sociedade. Imprimimos no produto o que absorvemos do ambiente. Tecidos com elasticidade, respirabilidade, são bem marcantes e além das cores básicas como preto, branco e cinza, temos duas tonalidades fortes que são referência nesse universo: o pink e o laranja”, revelou Milena Cariello, especialista em moda do Senai.

Além de expostas durante a Fevest Festival, as peças dos alunos passarão por uma produção fotográfica profissional e o resultado estampará o gradil do Senai Espaço da Moda, na Avenida Conselheiro Julius Arp, 85, no centro da cidade. Como já é tradição, o ponto de ônibus em frente ao espaço será personalizado com tema relacionado ao projeto.

SEBRAE – Nesta edição da Fevest, o Sebrae montará um estande multissetorial para promover os produtos locais. Além de moda, o ponto de exposição destacará a produção local de trutas, cafés especiais, cervejas artesanais, cachaças, chocolates, flores e produtos da indústria metal-mecânica. Pacotes e serviços focados no turismo também estarão presentes. São projetos da instituição que estimulam e fortalecem os pontos fortes da produção regional. Na Arena de Desfiles, os visitantes também poderão participar de talk shows com diversos profissionais da área de moda.

PALESTRAS – No dia 30 de junho, às 19h, no Senai Espaço da Moda, haverá uma palestra com André Carvalhal, um dos fundadores da Malha, espaço de moda colaborativa que está sendo criado no Rio de Janeiro. Em um galpão de aproximadamente 2 mil m² em São Cristóvão, a Malha surge como local para estilistas, artistas, designer, jornalistas, fotógrafos e diversos profissionais discutirem, produzirem e comercializarem a moda contemporânea em sistema de coworking. Uma das principais ideias é alavancar pequenas marcas que estarão inseridas dentro de uma rede de profissionais parceiros, com acesso a tecnologias avançadas, costureiras e modelistas.

PROJETO COMPRADOR – O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região, que promove a feira, está incentivando o “Projeto Comprador”, que oferece benefícios aos compradores que atuam em todas as regiões do Brasil. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site www.fevest.com, na aba ‘Projeto Comprador’, até o dia 20 de junho. Os inscritos serão avaliados por uma Comissão Julgadora e os cadastros aprovados ganharão incentivos em passagens, hospedagens, voucher de alimentação e/ou credenciais vip’s.

A edição 2016 da Fevest apresenta um formato ‘Festival’ com o diferencial de ter talks shows, desfiles, tendências e novidades do setor e do polo, além de ações sociais e de envolvimento com a população da cidade, incluindo ações de gastronomia em uma praça de alimentação. Nos dias 6, 7 e 8 de junho (quarta, quinta e sexta-feira), a FEVEST será voltada para negócios, recebendo, com exclusividade, compradores nacionais e internacionais. Já nos dias 9 e 10 (sábado e domingo), a feira estará aberta ao público em geral como um grande festival, para compra direta da população junto aos expositores.

POLO FRIBURGUENSE – O Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região reúne 214 confecções associadas ao Sindvest. A maior parte das lojas do setor está concentrada nos circuitos de Olaria, Conselheiro Paulino e Ponte da Saudade. Confecções de pequeno, médio e grande porte estão espalhadas pelos bairros da cidade e pelos municípios que ficam em seu entorno.
No segmento de moda, o Polo é responsável por mais de 25% da produção do mercado brasileiro, gerando 20 mil postos de trabalhos, sendo 8 mil diretos e 12 mil indiretos. Nova Friburgo é reconhecida, há alguns anos, como a Capital Brasileira da Moda Íntima, referência no setor por representar o desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no Brasil.

A Fevest é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, TexBrasil, Abit, Apex-Brasil; e organização da Teia de Eventos.

Compartilhar