Publicado 25/04/2020 20:22:03

15 aplicativos para fazer chamada de vídeo

Embutido em mensageiros ou não, há uma variedade de aplicativos que permitem a chamada de vídeo. Alguns são focados na chamada entre duas pessoas, enquanto outros permitem que um grupo todo se reúna online até para compartilhar a tela. Precisou de uma videochamada? Escolha algum app aqui da lista e faça o trabalho remoto acontecer!

1. WhatsApp
Talvez não seja o mais popular para chamada de vídeo, mas é o que a maioria usa para se comunicar. Permite chamada individual ou em grupo para até 8 pessoas.

2. Facebook Messenger
Se precisar de mais pessoas, o Facebook Messenger permite a conexão com até 50 em uma chamada de vídeo, desde que estejam todos em um mesmo grupo. Funciona no aplicativo para Android, iOS ou na web (usando os navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Opera).

3. Instagram
O Instagram permite que até seis pessoas conversem em uma videoconferência pelo Direct, no aplicativo para Android e iOS. Não é necessário que uma siga a outra, mas depende que a outra tenha configurado corretamente as notificações para receber solicitações de bate-papo ao vivo de qualquer um.

4. FaceTime
No FaceTime, para dispositivos Apple com iOS ou macOS (iPhone, iPad, iPod touch, Mac) é necessário ter o número de telefone ou e-mail que o contato usou para se registrar no FaceTime. As chamadas de vídeo podem ser feitas com até 32 pessoas desde que a versão do iOS seja a 12.1, no mínimo. Para quem tiver com uma versão inferior, videochamada será apenas entre duas pessoas.

5. Google Duo
O Duo é um app do Google focado em videochamada. Permite que até 12 pessoas se reúnam na conversa. Pode ser usado tanto em navegadores quando baixado para Android e iOS. Só é necessário ter o número do contato para o qual deseja ligar, desde que ele também use o Duo.

6. Google Hangouts (ou Meet)
O Hangouts é um mensageiro atrelado à conta do Google, disponível no Android, iOS ou pela web. Uma das funcionalidades é a possibilidade de compartilhamento de tela, quando usado pelo computador ou iOS. É possível conversar em até 10 pessoas que também tenham uma conta do Google.

O Meet é uma variante para usuários do G Suite, plano corporativo que é pago, e estende o máximo para 100 ou 250 pessoas em uma chamada, dependendo da assinatura. Essa modalidade oferece recurso de gravação da conferência.

7. Zoom
O Zoom tem como foco o público corporativo e está nas principais plataformas. As chamadas de vídeo são ilimitadas quando ocorrem entre duas pessoas. No plano gratuito, é possível formar um grupo de até 100 pessoas para a conferência, mas há um limite de 40 minutos na duração da conferência.

Outros planos aumentam o suporte para até 1000 pessoas e duração ilimitada. Oferece o recurso de compartilhamento de tela. Permite gravar a chamada.

8. Skype
O Skype permite a chamada de vídeo em até 50 pessoas sem limite de tempo. Todos precisam ter uma conta no serviço para usar. Também está disponível nas principais plataformas e oferece o compartilhamento de tela até pelo celular. Permite gravar e baixar a conferência para revê-la no futuro.

9. IMO
Imo é um aplicativo de chat para Android e iOS que também oferece chamada de vídeo, semelhante ao funcionamento do WhatsApp. Inclusive, é preciso adicionar as pessoas pelo número de telefone, já que a conta é criada por esse meio também. Há opção de chat em grupo, porém o Imo não especifica o limite de usuários para uma conferência.

10. Viber
Semelhante ao WhatsApp e Imo, o Viber também vincula o número de telefone para criar uma conta ou adicionar contatos. Por outro lado, é mais limitado, pois só permite a chamada de vídeo entre duas pessoas. Há aplicativos para Android, iOS, Windows, macOS e Linux.

11. JusTalk
Com aplicativos para iOS e Android, o JusTalk permite que até 50 pessoas se reúnam em uma chamada de vídeo pelo celular. Permite a gravação da chamada. É necessário criar a conta para obter o JusTalk ID. Há um plano premium que remove anúncios e permite gravações de maior qualidade.

12. WeChat
O WeChat é outro mensageiro que permite criar chamadas em vídeo com um grupo de até nove pessoas. Os contatos podem ser adicionados pelo número de telefone ou ID do WeChat, algo como é feito no Telegram. Além dos aplicativos para os principais sistemas operacionais, o WeChat pode ser usado também na web.

13. Discord
O Discord é bem conhecido entre jogadores e grupos de estudo. A chamada de vídeo pode ser feita com até 10 pessoas e todas podem compartilhar a tela ao mesmo tempo. Há aplicativos para Windows, macOS, iOS, Android e Linux. Todas precisam de uma conta para acessar a plataforma.

14. Snapchat
Snapchat, o aplicativo que deu luz ao formato de Stories, ainda está vivo e permite a chamada de vídeo em um grupo de até 15 pessoas. Disponível para Android e iOS, basta ter uma conta na plataforma para conseguir fazer as conferências. Não há compartilhamento de tela, mas os usuários podem usar os filtros e lentes do app durante a reunião.

15. Houseparty
O Houseparty ganhou força no Brasil durante a quarentena em decorrência do coronavírus (causador da Covid-19), apesar de existir desde 2016. É necessário usar o número de celular para criar uma conta e encontrar as outras pessoas. Uma das coisas legais é a possibilidade de jogar durante a videochamada. Permite juntar até oito pessoas e tem apps para celular e computador.

O Telegram comemora a marca de 400 milhões de usuários ativos por mês. Mas a celebração vem acompanhada de planos para o futuro — um futuro próximo: o serviço anunciou que irá disponibilizar um modo de videochamadas em grupo ainda em 2020.

https://tecnoblog.net/