10% dos friburguenses recebem Bolsa Família

21/11/2014 12:46:17
Compartilhar

Dados atualizados apontam que 15.362 famílias de Nova Friburgo estão cadastradas no Bolsa Família, programa do governo federal que atende pessoas de baixa renda. Como a população do município é estimada em 184 mil habitantes, quase 10% são atendidos pelo programa. A União está pagando para estas famílias um benefício mensal de R$ 115 em média, perfazendo um total de R$ 8,838 milhões em 2014.
Parte das famílias beneficiadas estão sendo convocadas para se recadastrar sob risco de terem o valor mensal bloqueado ou suspenso. Ano passado, já haviam sido recadastradas 6.658 famílias e este ano o número ainda não foi divulgado. A convocação para recadastramento é feita diretamente entre o órgão responsável e o beneficiário. Os postos de recadastramento funcionam nos CRAS do Centro, Conselheiro Paulino, Campo do Coelho e Olaria. 
A seleção das famílias para o Bolsa Família é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento de coleta e gestão de dados que tem como objetivo identificar as famílias de baixa renda existentes no Brasil. Com base nesses dados, o Ministério do Desenvolvimento Social seleciona as famílias que receberão o benefício.
Recebem o benefício as famílias em situação de extrema pobreza, com renda per capita de até 70 reais por mês; aquelas que são consideradas pobres, renda per capita entre 70,01 reais e 140 reais por mês; e as que são pobres ou extremamente pobres e tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos (sendo nesses últimos casos um valor maior do que o fornecido às famílias sem crianças, adolescentes ou gestantes).
As Prefeituras são responsáveis por cadastrar, digitar, transmitir, manter e atualizar a base de dados, acompanhar as condições do benefício e articular e promover as ações complementares destinadas ao desenvolvimento autônomo das famílias pobres do município.

Compartilhar