10 calmantes naturais que ajudam a tratar a ansiedade, insônia e até depressão

23/08/2016 12:10:20
Compartilhar

Muitas substâncias naturais podem ajudar quem, por diversos motivos, precisa “se acalmar”. Mas, vale destacar, não fazem milagres; devem estar associadas a outros fatores como, por exemplo, algumas mudanças de hábito e de comportamento. Além disso, em alguns casos, pode ser mesmo necessário o tratamento medicamentoso – neste caso, orientado por um médico.

Mas, abaixo você confere exemplos de calmantes naturais que realmente fazem a diferença e podem ser grandes aliados na correria do dia a dia:

1. Maracujá
Seus efeitos já são bastante comentados e, de fato, o maracujá pode ser um grande aliado. Isso porque a fruta contém alcaloides e flavonoides, que são substâncias depressoras do sistema nervoso central, atuam como analgésico e relaxante muscular. O chá da folha do maracujá é muito usado para controlar ansiedade.

2. Camomila
A dica “tome um chá de camomila para se acalmar” realmente faz sentido! O principal nutriente da camomila são os flavonoides, que têm ação anti-inflamatória e são excelentes antioxidantes, combatendo radicais livres e prevenindo doenças crônicas.
Além disso, contém a cumarina, também antioxidante, e a glicenia, que é a substância que exerce o poder calmante sobre os nervos, ajudando a relaxar. O flavonoide apigenina que está presente na planta liga-se a receptores GABA de maneira semelhante aos benzodiazepínicos, atuando na redução da ansiedade.

3. Erva-doce
A erva-doce, é rica em potássio, vitamina C, B6, ácido fólico, riboflavina, niacina, tiamina, ferro, cobre, magnésio, manganês, selênio, zinco, cálcio, além de flavonoides que aumentam a concentração de glutationa, excelentes antioxidantes. Por incentivar a produção de melatonina, atua também como relaxante na indução do sono, uma vez que a melatonina é o hormônio responsável pelo ciclo do sono.

4. Valeriana
 A valeriana age sobre os neurotransmissores e induz o sono. Mas, vale destacar, só deve ser tomada com prescrição médica, pois pode interferir no metabolismo devido a interações com outros medicamentos.

5. Kava-kava
Kava-kava é considerada um ansiolítico, muito usada há mais de três mil anos pelos nativos de ilhas polinésias e da Malásia, para o tratamento de doenças, isso por possuir um efeito sedativo.
Ainda há muito estudos sobre seus efeitos ansiolíticos, mas, de toda forma, ela só deve ser utilizada com prescrição médica, uma vez que seu uso possui contraindicações e interage com medicamentos usados. O seu uso contínuo, ou até mesmo em excesso, pode ocasionar insuficiência hepática.

6. Lúpulo
Lúpulo (Humulus lupulus) é uma planta medicinal muito usada no preparo da cerveja, mas que também pode ser usada para tratar diversos problemas de saúde. O lúpulo possui propriedades relaxantes, calmantes, anafrodisíacas, antibacterianas, antissépticas, diuréticas, entre outras.
Neste sentido, entre vários outros efeitos, o lúpulo pode ajudar no tratamento de agitação, ansiedade e perturbações do sono.

7. Erva-de-São-João
Trata-se de uma planta muitas vezes usada como laxante, diurético, para tratamento de insônias, dores de cabeça etc. É conhecida ainda por ajudar no combate à depressão.
A erva-de-são-joão contém hipericina e seus fitocomplexos, possui ação calmante, mas deve ser prescrita por médicos. Pois consumi-la de forma errada pode ser prejudicial à saúde.

8. Cardamomo
Regina explica que esta é uma erva aromática que contém ferro, cálcio, magnésio, vitamina A, B e C . Tudo isso é ótimo para digestão, para a imunidade, tem efeito laxante e expectorante. Exerce um poder calmante no aparelho digestivo muito usado para tratar gastrite e dispepsia.

9. Pimenta
A pimenta funciona como calmante, por ser rica em vitamina C e por conter endorfina, substância fabricada pelo cérebro e que funciona como calmante natural.

10. Estragão
Trata-se de uma planta medicinal, com efeito estimulante na digestão, usada principalmente contra distúrbios digestivos em chás ou tintura. Tem efeito maior na digestibilidade, mas também age como analgésico, evitando a dor e acalmando a pessoa.

http://www.dicasdemulher.com.br/

Compartilhar