10 apps para fazer amizades e intercâmbios culturais sem sair de casa

26/03/2020 12:44:37
Compartilhar

Por causa do coronavírus, milhões de pessoas se encontram confinadas em seus lares e o mundo do turismo está quase totalmente paralisado. Para quem ama viajar, este marasmo é, sem dúvida, uma realidade angustiante. Mas você sabia que, nos dias de hoje, existem diversos aplicativos que possibilitam interagir com o mundo, aprender novas línguas, construir amizades com pessoas estrangeiras e a realizar de intercâmbios culturais que tanto agradam os viajantes?

Conheça apps que fazem qualquer um se sentir um cidadão global (mesmo sem sair de casa.

1. Ablo Este é um aplicativo bem divertido para quem está a fim de aproveitar a época de quarentena para fazer amizade com estrangeiros. O aplicativo faz o usuário “voar” por um mapa-múndi e “pousar” em países aleatórios ao redor de todo o globo, abrindo um chat com moradores destes locais. Para estimular a interação, o Ablo sugere questões para iniciar uma conversa com os interlocutores, como: “se a sua vida fosse um filme, qual seria?”, Depois de iniciado o bate-papo, é ainda possível iniciar uma chamada de vídeo. E o melhor: toda a conversa (tanto a escrita quando aquela feita por vídeo) pode ser traduzida pelo aplicativo em tempo real. Ou seja: não importa se seu novo amigo for norueguês ou indonésio. Você conseguirá entendê-lo. Disponível para Android e iOS.

2. Tandem Este é um aplicativo muito usado por pessoas que querem fazer amigos estrangeiros e, ao mesmo tempo, aprender ou aperfeiçoar um novo idioma. Ao se cadastrar, o usuário informa qual língua quer praticar e qual o seu nível de conhecimento deste idioma. Também indica quais são seus tópicos favoritos de conversa, como política, gastronomia, viagens, entre outros. Depois de conseguir um companheiro de bate-papo, é possível trocar com ele mensagens de texto, áudio e vídeo. Além disso, o aplicativo possui uma ferramenta de tradução simultânea que ajuda os iniciantes a compor frases para serem enviadas e a compreender as mensagens que são recebidas. E você também pode se oferecer para praticar português com interessados. Disponível para Android e iOS.

3. HelloTalk Assim como o Tandem, este app oferece a oportunidade de praticar, com pessoas estrangeiras, idiomas como inglês, francês, italiano, espanhol, russo e japonês. Com o app, o usuário se conecta com pessoas que falam o idioma de seu interesse e permite que as duas partes troquem mensagens de texto, de áudio e de vídeo. Além disso, o aplicativo possui ferramentas de tradução e correção gramatical que ajudam bastante na hora da comunicação. E, nos chats, os usuários ainda têm a chance de trocar fotos de viagens e de aspectos culturais de seus respectivos países. Disponível para Android e iOS.

4. Travel Buddy O mundo do turismo está paralisado por causa do coronavírus. Mas por que não aproveitar o tempo de confinamento em casa para participar de chats com viajantes do mundo inteiro e, talvez, planejar juntos viagens futuras, que podem ser realizadas após a pandemia? Você tem a chance de fazer isso no app Travel Buddy, que conecta usuários com os mesmos interesses de viagens, para que eles troquem informações sobre seus destinos turísticos favoritos, desenvolvam amizade e, quem sabe, idealizem uma jornada para algum lugar legal do mundo. Neste aplicativo, são grandes as chances de interagir com pessoas estrangeiras. Ou seja: é também uma ótima maneira de praticar inglês.Ou seja: é também uma ótima maneira de praticar inglês ou outro idioma que você esteja aprendendo. Disponível para Android e iOS.

5. Travello O aplicativo junta viajantes de mais de 180 países, que usam o aplicativo para uma troca intensa de informações sobre destinos turísticos, das melhores maneiras de planejar uma viagem, de fotos de lugares paradisíacos do mundo e muito mais. Além disso, também facilita a interação de viajantes com os mesmos interesses, o que pode gerar viagens futuras entre estas pessoas. E, assim como o Travel Buddy, se trata de um aplicativo global: além de conhecer pessoas interessantes, você pratica inglês ou outros idiomas com elas. Disponível para Android e iOS.

6. Slowly “Um aplicativo criado para pessoas que anseiam por conversas significativas na era das mensagens instantâneas”. É assim que se define o app, que pessoas de diversas partes do mundo se comunicam enviando “cartas” umas para as outras. O objetivo, aqui, é que pessoas com os mesmos interesses entrem em contato e desenvolvam amizades trocando mensagens profundas entre si. O usuário realmente sente que está escrevendo uma carta: ele encontra um interlocutor com quem quer trocar ideias e é incentivado, pelo app, a lhe enviar uma mensagem com detalhes de seus gostos, hobbies e vida em geral (ou seja, nada de um simples “oi, tudo bem?”). Quanto mais longe estiver o destinatário, mais vai demorar para a cartinha chegar: uma mensagem enviada do Brasil para as Filipinas, por exemplo, leva dois dias para ser entregue. E a resposta também demora para chegar. Tudo para gerar um comunicação sem pressa e com significado. Disponível para Android e iOS.

7. TalkLife Neste aplicativo é possível escrever posts contando sobre sentimentos negativos que anda tendo e, então, receber apoio emocional de outros usuários (entre eles, muitas pessoas que passaram ou estão passando pela mesma situação que você). Não é, necessariamente, uma ferramenta de viagens, mas, ao receber este suporte emocional e conversar sobre os problemas da vida, serão boas as chances de criar amizades. O TalkLife é um aplicativo global: se você souber escrever em inglês, conseguirá se conectar com pessoas estrangeiras legais e, quem sabe, encontrá-las em algum lugar do mundo no futuro. Disponível para Android e iOS.

8. Vent Parecido com o TalkLife, este app é muito buscado por pessoas que querem, em tom de desabafo, escrever posts para contar seus problemas ou reclamar do mundo. Aqui, você também recebe suporte emocional, conselhos e eco para suas reclamações de usuários que estão espalhados pelo mundo inteiro. Também há chances de fazer verdadeiras amizades com estes interlocutores – e (por que não?) encontrá-los pessoalmente em algum lugar do globo depois que a pandemia passar. Disponível para Android e iOS.

9. Tourlina Este é um aplicativo de viagens aberto apenas para mulheres. Nele, elas podem trocar dicas de destinos turísticos e falar sobre lugares seguros e perigosos para turistas do sexo feminino. É, também, um ótimo local para construir amizades durante esta época de quarentena e já deixar uma viagem em conjunto engatilhada para depois da pandemia. Disponível para Android e iOS.

10. Unbordered Mais um app popular e bem avaliado para interagir, online, com pessoas do mundo inteiro, onde você tem a chance de praticar idiomas estrangeiros, trocar dicas de destinos turísticos, contar histórias interessantes de viagens passadas e, talvez, fazer amizades intercontinentais que podem durar até depois da pandemia. Ele também conecta usuários com os mesmos interesses, facilitando uma interação produtiva e divertida. Disponível para Android e iOS.

Compartilhar