1° Fórum de Política Cultural de Nova Friburgo será dia 23

08/08/2014 18:23:44
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Cultura realizará no dia 23, das 14h às 18h, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, o 1° Fórum de Política Cultural. O objetivo é informar a população em geral sobre o novo modelo de gestão da cultura no município e fomentar a articulação dos Fóruns Setoriais da Sociedade Civil.

O fórum será dedicado a esclarecer os conceitos e ações que norteiam o processo de gestão da cultura desde a esfera federal até a municipal, explicitando o papel de cada um dos atores envolvidos (sociedade civil e poder público) e as determinações da legislação vigente, apontando a orientação que guiará os próximos passos.

Tendo em vista estes objetivos, a agenda de fóruns está configurada de forma a dar espaço para que cada um destes setoriais possam discutir e entender o seu papel na gestão municipal da cultura, assim como organizar-se enquanto uma instância verdadeiramente representativa de seu segmento, apontando os interessados em representar a sua setorial ocupando uma cadeira no Conselho Municipal de Política Cultural.

O conselho é consultivo, deliberativo e fiscalizador. Toda a gestão pública da cultura deve ser submetida a sua análise para aprovação, direcionamento e fiscalização das ações. Metade do poder decisório no que se refere à política cultural do município cabe à Prefeitura e a outra metade à população – se estiver organizada e engajada.

A ideia é discutir amplamente estas questões com os setores diretamente ligados, mas também, abrir discussão para toda a população fomentando o desenvolvimento de um modelo de gestão verdadeiramente democrático e participativo. 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 2521-1558 ou através do e-mail subsecretariadecultura@pmnf.rj.gov.br.

Compartilhar