Santa sujeira, Batman!

16/09/2016 09:09:31
Compartilhar

Trabalhando em Friburgo e dividindo meu tempo na serra com a Barra da Tijuca, onde moro, tenho – como muitos friburguenses – andado regularmente na RJ 116. Subindo e descendo a serra com frequência, achei de prestar atenção à Santa que fica ali numa curva do km 60.

Há muitos anos, quando a estrada era um caos, o abrigo da Santa costumava estar impecavelmente branco. Agora é o contrário. A estrada está “um brinco”. Já a Santa, um poço de sujeira, incluindo o repelente tom de azul com que pintaram a parede do abrigo.

A gente não espera muito que a Ouvidoria de uma grande empresa funcione. E, na maioria das vezes, não funciona mesmo. Depois de diversas vezes passar por ali, de anotar o quilômetro correto, de pensar como o senso de proteção me alcançava quando, subindo a serra, chegava na altura da Santa e sua pintura alva, resolvi ligar para a administração da RJ 116.

O site da empresa está sendo reformulado, como informa o seu endereço na internet. Mas o telefone da Ouvidoria está lá. Liguei. Uma, duas, três vezes. A mocinha simpática anotou o meu pedido – singelo e de baixo custo – e me informou que em cinco dias alguém entraria em contato comigo. Desde o meu primeiro telefonema até hoje, já se passaram alguns meses. O lixo e o tom de azul escuro imperdoável que tinge a parede permanecem lá.

Concedo o benefício da dúvida: se me mandaram email, não recebi. Pelo senso de cuidado e proteção, advogo aqui a pintura de branco daquele símbolo ao mesmo tempo forte e discreto que acompanha todo viajante. Alô Ouvidor da RJ 166: agora o Sr. está ouvindo?

Compartilhar