Odontogeriatria

25/07/2016 12:07:45
Compartilhar

A população idosa aumenta no mundo inteiro graças aos avanços da medicina e à maior conscientização sobre qualidade de vida. Portanto surgiu a necessidade de uma atenção mais particular também à saúde bucal desse grupo.

Tanto o nível nutricional como o bem-estar físico e mental melhora quando se alcança uma boa saúde bucal, consequentemente aumenta o prazer em ter uma vida social ativa.

A Odontogeriatria é uma especialidade recente em odontologia e trata de todos os problemas bucais específicos do paciente idoso.

Existem fatores diferenciados nesse tipo de paciente que levaram ao CFO reconhecer recentemente esta especialidade como tal.

Problemas como mucosa bucal mais fina e sensível, xerostomia ou boca seca, alterações do paladar e periodonto (gengiva, osso e ligamentos) alterado e propenso a inflamações, são específicos da idade e merecem atenção especial no diagnóstico e na sequência do plano de tratamento.
Dificuldades em manter a higiene por problemas físicos também pioram o quadro da prevenção do agravamento da doença bucal qualquer que seja ela. Afinal, a placa bacteriana é a principal fonte das doenças bucais.

A família do idoso também deve ter essa consciência e perceber mudanças de comportamento quando esse paciente não consegue mais se comunicar e expressar verbalmente a presença de algum desconforto ou dor.

Há de ocorrer um maior entendimento da importância da saúde bucal nas equipes envolvidas no atendimento do paciente idoso, tanto na atenção em saúde pública como privada.

Os cuidados com a escovação devem ser adequados a cada caso dentro das dificuldades encontradas. Existem escovas elétricas, jatos de água, saliva artificial, limpadores de língua e uma variação de bochechos. Tudo para facilitar e melhorar a qualidade da higiene e saúde bucal.

Por ser uma especialidade muito nova, com poucos profissionais formados na área, também o dentista clínico geral tem formação suficiente para orientar o paciente idoso e seus familiares ou cuidadores; bem como interagir com o grupo interdisciplinar envolvido no tratamento do mesmo.

Compartilhar