O Sábio Interior

17/09/2015 11:15:05
Compartilhar

No pressuposto da visão espiritualizada, toda vida segue uma direção, um itinerário, que aponta para um determinado fim ou objetivo. Podemos então dizer que a vida tem um sentido, e que todos temos uma determinada missão a cumprir.

Por vezes é preciso ter cuidado ao usar esta palavra – Missão – pois é um termo que vem sendo carregado de um enorme peso valorativo. Quando se fala em missão podemos interpretar como algo que temos “obrigatoriamente” que cumprir. Ou que somos seres especiais, dotados de uma tarefa que os outros não possuem. Quando aqui falarmos de missão, estaremos nos referindo ao fato de que todos possuímos uma meta evolutiva a cumprir, e que esta jornada, bem como a trajetória que traçarmos para que esta jornada se cumpra, é sempre individual. Não podemos afirmar até onde vai esta “obrigatoriedade, mas no cumprimento de tal meta existencial nos resta o livre-arbítrio, nossas escolhas e nossa autodeterminação, pois quando se observa uma vida em seus detalhes, quando se começa a montar as peças do quebra-cabeças, percebe-se uma coerência tal que não dá para desacreditar que aquela vida não tenha cumprido um propósito, realizado uma meta que somente a ela cabia.

Partindo do pressuposto de que temos uma meta a cumprir, podemos por livre escolha, livre arbítrio e autodeterminação, procurar tomar consciência de qual é essa meta que cabe a cada um de nós. Se temos um objetivo a cumprir, ou uma missão que nos foi confiada, para que a realizemos temos que estar cientes de qual ela seja. Essa revelação, no entanto, a maioria de nós não possui. Discerni-la ou descobri-la, portanto, é o primeiro passo para que possamos cumpri-la da melhor forma possível.

É aí que entra em cena o importante papel do sábio interior. O sábio encarna o Princípio da Transcendência Espiritual. Ele é um dos Mestres Iluminados que ajuda os caminhantes a reencontrar sua Divindade Interna, a ressoar a centelha divina e a evoluir através do Amor, transcendendo todas as partes que compõem o Ego. É o Mestre Interno em cada um de nós, o guia que nos ajuda a revelar a nossa verdadeira natureza e os mistérios da vida, é o homem ou a mulher de conhecimento que cria pontes entre a matéria e o espírito, entre a experiência exterior e a iluminação interior.

O Sábio é um arquétipo psíquico de nosso próprio espírito. É a nossa parte psíquica que contém todo o programa de vida, e que irá direcionar nossos passos a cada etapa da jornada. Quando meditamos, ele é percebido como o observador, ou testemunha neutra. Ele percebe nossos pensamentos e sentimentos, mas não se identifica com eles.

Quando conseguimos acessar esse Sábio, podemos ter a certeza de que novas e promissoras possibilidades se abrirão para nós. Porque o Sábio interior é fonte de uma grande sabedoria e de grande conhecimento. E toda essa riqueza, não tenhamos dúvidas, está lá, adormecida em nosso interior como se fosse um baú que guarda um tesouro de inestimável valor. Uma vez que contatemos o Sábio interior, o baú é aberto e o tesouro nos é mostrado. E qual é esse tesouro?

 Ora, conforme a tradição, todos sabemos que o acesso aos tesouros em geral começa pela descoberta de um mapa que lhes indica a localização. Pois bem, em se tratando do Sábio interior, o tesouro maior que ele nos proporciona é o mapa da jornada que cada um de nós deve cumprir ao longo da vida. Uma vez tendo estabelecido o contato com ele, resta-nos seguir as instruções que iremos recebendo ao longo da rota. “Mas como fazer para entrar em contato com esse mestre?” Existem várias maneiras de entrar em contato com este sábio mestre: oração, meditação, visualização, terapias transpessoais, etc.

Encontrar o Sábio interior representa dar o pontapé inicial na jornada da vida. Ele é o guia inato que nos ensina a reencontrar a liberdade que precisamos para nos entregarmos às experiências do caminho. Através da sabedoria e da aceitação da mutabilidade da vida, o Sábio nos auxilia a encontrar essa liberdade e, portanto, a fluir e a nos conformar com todas as nossas perdas. Ele nos auxilia a entender o significado da vida e da morte, e ao enfrentarmos estas grandes questões, encontraremos a liberdade na Verdade.

Compartilhar