O que são Placas Miorrelaxantes?

15/02/2016 12:39:13
Compartilhar

As placas miorrelaxantes são dispositivos feitos em acrílico usados na arcada superior ou inferior a fim de não permitir o toque dentário.

Muitas pessoas em algum momento da vida ou desde sempre têm o hábito de ranger ou apertar os dentes. Isso pode acontecer a noite ou durante o dia.

O que importa são os danos causados por esses hábitos parafuncionais. Esses vão desde desgastes dentários, retrações gengivais até travamento mandibular ou Luxação da ATM(quando se diz que o queixo cai).

O que muita gente não sabe é que os dentes não deveriam se tocar, quando estamos mastigando, o bolo alimentar se interpõe entre eles, em outras funções como falar, deglutir… Também não ocorre o toque, ou, se ocorrer, este é suave. Mas quando rangemos ou pior apertamos os dentes os músculos ficam contraídos por muito tempo, o suficiente para causar inicialmente pequenas tricas no esmalte dentário, e num outro momento, quando já não há esmalte, um desgaste da dentina podendo ocorrer muita sensibilidade.

É importante a avaliação do especialista para um diagnóstico correto e assim determinar o tratamento. Quando bem indicada e mantendo o uso, muitos desses sinais e sintomas são amenizados ou sanados.

Quando esses desgastes foram durante anos pode ser necessário primeiramente recuperar o dano com restaurações para depois confeccionar uma placa a fim de “proteger” o trabalho e manter a saúde de todo sistema mastigatório .

Consultório: Praça Getúlio Vargas, 176 sala 303 – 2521-1710 – Centro

Compartilhar