Filmes da semana 28/11 até 04/12

30/11/2019 13:06:30
Compartilhar

Estreia esta semana em Nova Friburgo Carcereiros – O Filme. Série de sucesso que mostra o dia a dia de um presídio sobre o olhar de um carcereiro íntegro e que busca soluções sem o uso da violência chega aos cinemas como já era esperado, voltado mais para a ação e os conflitos do que o drama e qualquer debate mais profundo sobre o sistema prisional. O diretor José Eduardo Belmonte demonstra habilidade e constrói boas sequências, apesar da escolha ou necessidade de pouca luz. O enredo é sobre uma rebelião que ocorre entre facções rivais, após a chegada de um terrorista internacional ao presídio. O filme se apoia na boa composição do personagem Adriano, interpretado por Rodrigo Lombardi. Ele consegue entregar vigor e o carisma do bom moço que busca sempre os caminhos certos. O elenco possui nomes de peso como o Milton Golçalves, Dan Stulbac, Jackson Antunes e Tony Tornado. Claro que existe a presença feminina, mas esse é um filme predominantemente masculino. O problema, como é bem comum no cinema nacional, está no roteiro. Além de não aproveitar a oportunidade para promover um debate importante e necessário, corre demais em alguns momentos e se perde em outros com evoluções dramáticas que não se sustentam. Algumas ações simplesmente não fazem sentido. Em uma narrativa que busca a imagem mais seca e realista, isso faz muita diferença. Existem algumas boas sacadas e o filme é atual e bem produzido, mas o resultado final, é uma obra interessante mas que não conseguiu desenvolver personalidade, se limitando a temas menores. O cinema nacional carece de filmes de ação e é sempre bom que essas produções apareçam e conquistem um público fiel. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos. 

A outra estreia desta semana é Uma Segunda Chance de Amar. Com o Natal chegando, sempre aparecem os filmes fofos sobre o Noel e toda a celebração que a data representa, mas essa é uma comédia dramática, apesar de ter o Natal como pano de fundo, tem um enredo que poderia estar em qualquer outro contexto. O enredo é sobre as chances que temos e como aproveitar para mudar nossas vidas e de quem nos cercam. O roteiro faz uma reviravolta muito forte perto do final, o que me impede de falar sobre o enredo para não dar Spoiler, mas basicamente são pessoas em Londres tentando seguir com suas vidas em meio aos problemas com o preconceito e a insegurança. O diretor Paul Feig sempre imprime personalidade em seus trabalhos e aqui não foi diferente. Na verdade, as personagens e alguns acontecimentos podem causar estranheza. Existe um toque lúdico e com a atmosfera do Natal, fica tudo aparentando um conto. Emilia Clarke é a protagonista e foi uma boa escolha. Além do carisma, ela é versátil e engraçada. Outro acerto é Henry Golding, um ator malaio simpático que deveria ser mais requisitado. Não poderia deixar de citar ainda as presenças da ótima Emma Thompson e de Michelle Yeah e Lydia Leonard. Uma questão interessante é que o filme é todo pontuado com canções de George Michael, é como ouvir um apanhado dos top hits do cantor. Uma segunda Chance de Amar não é um romance e pode não agradar a todos, mas a mensagem é boa e construtiva e vai deixar o recado. Uma dica, não leia ou veja outras criticas antes de assistir ao filme para não correr o risco de Spoiler. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 12 anos.

Sugestão: Para assistir em casa a dica desta semana vai para O Homem do Castelo Alto. Série baseada no livro de Philip K. Dick, ela mostra um cenário de pós guerra em que a Alemanha e o Japão foram os vitoriosos e controlam os continentes. Com uma produção que impressiona e um elenco versátil, as temporadas se sucedem sem empolgar muito, mas segura o olhar sustentando um mistério em torno de filmes que fazem revelações perturbadoras.

Compartilhar