Filmes da semana 28/08 até 03/09

28/08/2015 16:26:38
Compartilhar

Estreia esta semana em Nova Friburgo Ted 2. Após o último fiasco do diretor Seth MacFallane, apostar na continuação de um sucesso de bilheteria foi sem dúvida uma ação acertada. Não que o filme seja ótimo ou mesmo melhor que o primeiro, mas a identificação com o público já é garantia de boas risadas. Dessa vez o urso Ted tem esposa e problemas no casamento. Para salvar a relação decide adotar uma criança mas esbarra em questões legais por não ser um ser uma pessoa de direto. Semelhante ao filme anterior o urso é desbocado, imaturo e inconsequente. Só que nós já sabemos disso o que limita as surpresas e engessa as piadas. Boas cenas que lembram musicais são bem utilizadas e os efeitos especiais não decepcionam. O problema está nas diferenças socioculturais que temos com os Estados Unidos e na identificação do público alvo. Afinal, não é para crianças e os adultos vão estranhar o tom de conto de fadas, isso sem falar na imaturidade das ações e das relações. Quanto às diferenças socioculturais, as referências nos diálogos estão fortemente ligadas à cultura Pop norte americana e, mesmo que sejamos fortemente influenciados pelos discípulos do Tio Sam, no final das contas fica parecendo um Saturday Night Live. Menos engraçado do que deveria. Independente disso, vale sim o ingresso e rende boas risadas. A indicação etária é para maiores de 16 anos.

A outra estreia da semana é Corrente do Mal. Este é um filme de terror sobre adolescentes muito fora dos padrões convencionados e com uma proposta de produção purista, mais realista e sem efeitos especiais. O argumento e simples é bom. Uma maldição é passada toda vez que pessoas fazem sexo com o último elo da corrente. Como nas brincadeiras de “tá com você”. Nada muito além disso acontece, mas a abordagem e a relevância é que se sobressaem. Primeiro por que fala de um problema sexualmente transmissível e segundo, a forma narrativa é mais importante do que o próprio enredo. Não sei se foi feito dessa forma devido a falta de recursos ou era a proposta estética. A verdade é que pode causar estranheza nos apreciadores do terror contemporâneo. Para dar uma ideia, as assombrações não são nada de mais. Adultos raramente são vistos e o clima melancólico, meio depressivo dos jovens é o que realmente cria certa tensão. Não deve durar mais de uma semana por aqui e como é o único filme do gênero terror, pode ser uma opção. A indicação etária é para maiores de 14 anos.

 

 

Sugestão:

Para ver em casa a dica da semana vai para a seriado Sherlock. Estrelado por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, a série produzida pela BBC acerta ao mostrar um Sherlock moderno mas com relevantes referencias aos livros do Sir Arthur Conan Doyle. Os episódios são longos mas você ao final, vai ficar com a sensação de querer mais.

Compartilhar