Filmes da semana 28/07 até 03/08

28/07/2017 18:07:39
Compartilhar

Estreia esta semana o esperado Dunkirk. O novo filme do cineasta Christopher Nolan é um dos mais aguardados de 2017 e o motivo é apenas um, o próprio Christopher Nolan. É sempre bom quando observamos a evolução de um cineasta que respira Hollywood, mas transpira uma personalidade significativa. São poucos os que conseguem imprimir uma marca, seja estética ou narrativa, principalmente em produções tão grandiosas. O dinheiro sempre fala mais alto e as ações tendem ao lugar comum. Nolan vem subindo cada degrau desde Amnésia ou mesmo antes, passando por diversas áreas Dunkirk é um filme com poucos diálogos que utiliza-se de uma estética explorando planos abertos e fechados muito vista em Interestelar e cores serenas, saturadas e desbotadas. O espetáculo visual é impressionante. O enredo trabalho em três plots diferentes, isto é, três núcleos que se complementam. O rapaz tentando sair da praia, os patriotas e o aviador. O pano de fundo é a Segunda Guerra Mundial e ocorre durante a evacuação de Dunquerque. Destaque para Kenneth Branagh que foi muito bem conduzido fugindo aos clichês, Tom Hardy que só aparece de corpo inteiro nos últimos 2 minutos do filme e também Ciliar Murphy e David Mark Rylance. Nolan segue a “parceria” com Hans Zimmer que conduz a narrativa com um Score de notas duradouras e tensas. Talvez o grande acerto do filme está na qualidade da mensagem, tanto na essência como na apresentação. Assim são contadas as melhores histórias. Temos agora o “selo Nolan”, uma assinatura. Cinema pode ser arte, expressão e comunicar profundamente. Muitos críticos questionaram sobre a forma pouco aprofundada como a guerra foi tratada, mas a verdade é que não se trata de um filme de guerra. O “inimigo” praticamente não aparece. O que está sendo exaltado é a primeira hora, o clímax se torna mais forte e o final é bem dosado e realista. É sim o melhor filme do força humana em superar os obstáculos, sejam externos ou internos. Quando tudo isso fica claro, após a cineasta londrino mas deixo um aviso. Não é um filme para todos os públicos. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos. e se revelando um operário disposto a aprender e a deixar uma marca, uma impressão na tela. 

A outra estreia desta semana é 7 Desejos. É um suspense adolescente óbvio e sem grandes pretensões que tem um atrativo que não só move a trama como faz a conexão necessária com o público. O que você faria se tivesse uma caixa “mágica” que lhe concedesse sete desejos, ainda que a um pesado preço? Esse é o ponto central do enredo. Joey King, conhecida pela série The Flash, é uma adolescente que guarda um forte trauma de infância e vive a fase High School com todos os atributos possíveis, poucas amigas, um crush impossível, um pai que a envergonha e muito mais do mesmo de sempre. Tudo muda quando o seu pai encontra uma caixa e a leva para casa. Inicialmente desejos bobos, como uma brincadeira são realizados, mas mortes começam a rondar a vida da menina e aos poucos tudo vai sendo revelado. Tirando um susto ou outro, não é o terror que se tornou comum atualmente, o roteiro é simplista mas não tenta fazer mais do que poderia e isso já é um acerto. É um suspense psicológico que ganha volume aos poucos e consegue deixar um desconforto sem abandonar sua essência de “suspense adolescente”. É claro que não é para esperarmos muito e os clichês correm soltos. O elenco é basicamente oriundo de séries de televisão como o Kevin Hanchard de Orhan Black, Ryan Phillippe de Secrets And Lies, Shannon Puser de Strange Things, Ki Hong Lee de The Client List, Sherilyn Fenn de House, CSI: Miami, só para citar alguns. Essa é uma tendência do mercado que sabe que muitos adolescentes assistem essas séries e buscam um elenco que seja familiar à esse público. No mais, é aquela coisa de escola, festinha e mortes bobas. Tudo muito previsível mas coerente com a proposta. Vale o ingresso só mesmo para os fans do “gênero” suspense psicológico adolescente”. A indicação etária é para maiores de 14 anos.

Sugestão:
Para assistir em casa a dica desta semana vai para Flores do Oriente. Do diretor chinês Zhang Yimou que já tem um Oscar na bagagem, essa produção, apesar do roteiro com cara de certinho, emociona e nos faz pensar se existe certo e errado, se a humanidade pode ser melhor, se medalhas fazem de pessoas heróis e se existe algo além.

Compartilhar