Filmes da semana 24/04 até 30/04

24/04/2015 12:43:35
Compartilhar

Estreia em Nova Friburgo e em todo Brasil um dos blockbusters mais aguardados de 2015, Vingadores: Era de Ultron. Desde a evolução dos efeitos especiais, filmes com heróis dominam as bilheterias. Sejam guerreiros espaciais, bruxos e suas varinhas, mutuantes ou pessoas de todos os tipos com agilidades especiais. O interessante é que os produtores também evoluíram e hoje constroem grandes projetos com filmes em seqüência, usando os mesmos personagens, juntos ou individualizados, lembrando muito a linguagem dos seriados. Essa fórmula narrativa fideliza o público e permite grande flexibilidade aos roteiristas. O resultado de todo esse planejamento é a certeza do sucesso. Os heróis dessa vez precisam enfrentar Ultron, uma inteligência artificial em crise existencial que se fixou na idéia de “reiniciar” a vida no planeta Terra. Os pontos fortes do filme estão onde deveriam estar, na quantidade e qualidade das cenas de ação. Com tantos personagens ao mesmo tempo e atores de peso, seria possível que o filme perdesse o foco, mas isso não acontece. Robert Downey Jr. continua sendo o piadista, Mark Ruffalo o bom moço, Chis Evans o militar obstinado, Chis Hemsworth o bonitão e Scarlett Johansson a mulher fatal. Isto é, todos fazendo exatamente o que o público quer e se acostumou a ver. Temos ainda a introdução de dois novos heróis para acrescentar alguma novidade e maior atenção para dramas pessoais com o objetivo de humanizar os heróis, principalmente os menos explorados como a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro. Destaque também para a trilha sonora de Danny Elfman e para James Spader que dubla a voz do Ultron. Uma curiosidade interessante é que Lou Ferrigno, o Hulk do seriado dos anos 80 é quem faz a dublagem do Hulk nesse e nos filmes anteriores. Vale muito o ingresso e os fãs vão se surpreender com as cenas de ação desde o primeiro minuto. Não esqueça que esses filmes sempre usam uma cena de gancho depois dos primeiros créditos no final, portanto, não saia correndo do cinema quando terminar. A indicação etária é para 12 anos.

Novamente como só tivemos uma estreia em Nova Friburgo, vou repetir o apanhado que fiz na semana passada dos filmes em cartaz. Cinderela é uma boa aposta da Disney que fez uma nova versão muito bem cuidada, caprichando nos detalhes e com menos efeitos especiais. É bonito e vai agradar a toda família. Outro bom programa para levar as crianças é Cada Um na Sua Casa. Uma animação com cara de video clipe que tem seu ponto forte no visual e nas canções. Chappie é uma ficção científica bem intencionada mas que se perde ao tentar abordar muitos temas. A produção ao misturar a cultura POP com o retrô se destaca, mas o roteiro abusa de situações sem sentido. Só mesmo para que gosta muito do gênero. Velozes e Furiosos 7 é um dos filmes mais vistos dos últimos anos. A morte de Paul Walker leva grande carga dramática ao filme que é uma espécie de homenagem ao falecido ator. Os fãs não vão se decepcionar com as frases feitas do Vin Diesel e nem com a ação descabida. Bom divertimento.

A dica para quem vai preferir ver um bom filme em casa essa semana vai para O Deus da Carnificina. Adaptado do teatro, Roman Polanski dirige Jodie Foster, Christoph Waltz, John C. Reilly e Kate Winslet em um drama sobre conflitos sociais e pessoais. Indicado para quem gosta de personagens complexos e do drama psicológico. É um filme com jeito de teatro elisabetano mas com a força do teatro grego.

Compartilhar