Filmes da semana 21/11 até 27/11

23/11/2019 12:54:17
Compartilhar

Estreia esta semana em Nova Friburgo Midway – Batalha em Alto Mar. Esse é um projeto grandioso, sobre um tema delicado que acabou escorregando por conta dos direcionamentos, tanto do roteiro, assim como nas escolhas de como contar essa batalha histórica e decisiva durante a segunda guerra mundial. O diretor alemão Roland Emmerich, como já era esperado, priorizou o CGI e construiu uma narrativa com tendência descritiva. O filme conta alguns momentos durante o período de junho de 1942 quando o Japão e os Estados Unidos travaram o que foi conhecido como o maior conflito marítimo da segunda guerra. As cenas com CGI impressionam desde os primeiros minutos do filme e conseguem dar um realismo que engrandece a batalha e os soldados envolvidos. Apesar dos esforços em retratar o lado japonês, o filme é uma declaração de heroísmo aos norte-americanos. Claro que é uma história contadas por eles, sobre seus heróis e isso não invalida, mas não pode ser visto como um retrato do conflito. Problemas no roteiro, principalmente nos diálogos descabidos atrapalham, mas não são o foco narrativo. O elenco impressiona e mostra o tamanho do projeto com nomes de peso como o versátil Ed Skrein, os carismáticos Patrick Wilson e Woody Harrelson, assim como Dennis Quaid, Nick Jonas, Mandy Moore, Aaron Eckhart e Luke Evans. Independente de qualquer questão e mesmo podendo ser considerado um filme de guerra tendencioso e pouco inspirado, apostando basicamente no visual das batalhas e inferior ao clássico de 1976, vai impressionar pelas cenas e agradar como um todo. Os mergulhos dos aviões para bombardear a frota japonesa impressionam e ressaltam a coragem dos soldados. É literalmente um mergulho para a morte, o que nos faz pensar na nossa história  e nos valores que nos norteiam. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos. 

Outra estreia desta semana é Medo Profundo – O Segundo Ataque. Esse é o típico filme que não tenta ser algo além de suas possibilidades e se contenta em agradar a um público pouco exigente e que gosta mais de ver como as mortes se seguirão, do que em dramas ou aventuras. O enredo é sobre um grupo de meninas que decidem explorar uma área de ruínas aquáticas e se deparam com tubarões brancos famintos. A narrativa é engessada mas tenta ser atual, adicionando algum peso dramático e se comunicando com diversas tribos. O problema é que os diálogos não ajudam e as meninas são unidimensionais, incapazes de despertar a empatia do público. Os pontos fortes do filme são as paisagens, a composição de luz e o formato que criou um enredo de fulga através de fases, lembrando filmes clássicos de desastres. Existe bons momentos de tensão principalmente na segunda metade. Os tubarões são razoavelmente convincentes e trata-se tudo de um jogo de caçada e sustos. O elenco conta com belas meninas, algumas são filhas de famosos como a Corinne Foxx que é filha de Jamie Foxx e Sistine Stallone, filha de Sylvester Stallone e ainda tem a ótima Sophie Nélisse de A Menina que Roubava Livros. Entretenimento básico que faz valer o ingresso pela beleza e a tensão. A indicação etária é para maiores de 14 anos. 

Para as crianças a estreia desta semana é O Reino Gelado: Terra dos Espelhos. Se você convive com crianças ou acompanha a programação dos cinemas, já deve ter visto ou ouvido falar na franquia russa de animação que chega ao quarto filme com mais uma aventura que vai agradar ao público infantil. Desta vez a Rainha da Neve não é mais uma ameaça, mas o Rei, preocupado e apostando no desenvolvimento científico, cria um plano para livrar o reino da magia de uma forma definitiva, enviando quem tem poderes para a Terra dos Espelhos. Mais uma vez Gerda precisa salvar o reino e sua família e vai contar com a ajuda inusitada de quem já foi sua arqui-inimiga. Essa é a grande força dessa animação que utiliza a fantasia para debater sobre intolerância e autoritarismo. O roteiro é esquemático e busca saídas fáceis o tempo todo, mas consegue dosar uma narrativa simples com boas doses de aventura e romance, mesmo sendo previsível. Importante destacar as ótimas dublagens realizadas por Larissa Manoela, João Côrtes e Igor Jansen aqui no Brasil. Escrita e dirigida por Aleksey Tsitsilin, aos poucos a animação ganha espaço em um mercado disputados e exigente, fazendo um trabalho corajoso e que se destaca pelo conjunto, além dos temas relevantes como pano de fundo. Vale sim o ingresso e a indicação etária é livre para todos os públicos.

Sugestão: A dica para assistir em casa esta semana vai para Goliath. Série da Amazon Studios, conta a luta de um advogado competente que depois de levar duros golpes por seus atos, tenta fazer justiça mesmo que isso custe sua sanidade e carreira. O elenco tem nomes como Billy Bob Thornton, William Hurt, Molly Parker e Dennis Quaid, só para citar alguns. Série para maratonar.

Compartilhar