Filmes da semana 17/02 até 23/02

17/02/2017 17:52:27
Compartilhar

Estreia nos cinemas esta semana em Nova Friburgo John Wick – Um Novo Dia para Matar. Apesar das limitações do ator Keanu Reeves, quem muito trabalha, uma hora acerta. Com uma filmografia impressionante em quantidade, Reeves protagonizou alguns sucessos e filmes icônicos que lhe renderam status e força principalmente no gênero ação, mas depois de fracassos sucessivos e a idade avançada, ficava a pergunta se ainda havia fôlego no bom rapaz para um grande sucesso nas bilheterias. A resposta veio em 2014 com o bom John Wick – De Volta ao Jogo que mais do que triplicou o custo e, como sempre, rendeu uma continuação. Desta vez o assassino com o terno indestrutível tenta se aposentar mas é recrutado a pagar uma dívida que não pode recusar. É um enredo simples e batido mas a ideia do “um contra todos”, e eu quero dizer todos mesmo, traz algo novo e interessante. Essa abordagem de realidades diferentes habitando o mesmo lugar com suas respectivas regras, apesar de também estar batida, sempre faz tudo ficar mais interessante. Claro que as cenas de ação, lutas e perseguições são o que o filme tem de melhor. A sequencia com o mustang no inicio impressiona pela vitalidade com que os efeitos e a edição se apresentam. Outro ponto forte são as referências tanto nas imagens, nas personagens, como na dualidade que os diálogos fazem a outros filmes estrelados pelo Keanu Reeves e a clássicos como Operação Dragão e muitos outros. Vários atores do elenco que é basicamente masculino, já trabalharam com Keanu Reeves antes, isto é, mais espaço para referências. Os principais nomes são dos veteranos Laurence Fishburne, John Leguzamo e Peter Stormare e a menina da turma é Ruby Rose que aparece só para dar um charme. No todo é um filme mediano que tem até maiores pretensões mas sabe das suas limitações. Vale sim o ingresso e a indicação é para maiores de 16 anos. 

A outra estreia desta semana em Nova Friburgo é A Qualquer Custo. Indicado a 4 Oscars o filme é um western contemporâneo de ótima qualidade que trata o tema da exploração econômica de forma contundente e respeitosa. Afinal, são séculos de embates entre nativos, colonizadores e especuladores de todos os tipos. O filme segue a estrutura dramática e narrativa dos clássicos com o “xerife”, os ladrões de bancos e os duelos. Claro que não tem o duelo em frente o Saloon, mas tem muito tiro e a tradicional “sede por justiça”. Chris Pine e Ben Fortes são irmãos que assaltam pequenos bancos roubando quantias modestas para pagar uma dívida e salvar o rancho. O problema é que eles serão perseguidos por Jeff Bridges que interpreta um experiente policial que tenta antecipar os passos dos criminosos. Essencialmente tudo o que um bom filme precisa ter, está aqui. As personagens são complexas e interessantes, até a Katy Mixon, que faz uma ponta como garçonete, tem mais profundidade que muito protagonista por aí. A fotografia é alaranjada quase que o tempo todo causando certa ansiedade, a música é suave e melancólica e o roteiro não subestima o espectador, além de economizar acertadamente nos diálogos. Não é, porém, um filme para todos. É uma visão decadente do peso da vida e não tem um final feliz. Na verdade, tirando uns poucos momentos do Tanner Howard, o irmão doido que se diverte com a violência e questões superficiais, é um filme sem sorrisos e sem ilusões. Jeff Bridges faz seu show a parte o que merecidamente levou a uma indicação ao Oscar. Já vale o ingresso só para vê-lo. Que bom que ainda temos filmes que apostam na complexidade humana para contar uma história e diretores como David Mackenzie que faz uma renovação de gênero com qualidade e inteligência. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.

Sugestão:
Para assistir em casa a dica desta semana vai para Santa Clarita Diet. Drew Barrymore e Timothy Olyphant interpretam um casal desmotivado até que a moça vira um zumbi e, independente da sua nova condição, tenta levar a vida da mesma forma como antes, só que agora comendo gente. Esta semana a Netflix lançou um vídeo promocional da série com o Fábio Junior na internet que vale conferir.

Compartilhar