Filmes da semana 11/11 até 17/11

11/11/2016 18:19:32
Compartilhar

Estreia em Nova Friburgo esta semana nos cinemas Pequeno Segredo. Importante reforçar que apesar de ser “baseado em fatos reais” é sim uma ficção e passa longe de ser um documentário. Digo isso por conta da grande exposição que a família Schurmann sempre se submeteu em suas voltas pelo mundo com direito a vários livros, o documentário “O Mundo em Duas Voltas”, programas na televisão e até imagens em tempo real. Outro ponto importante é o fato de ter sido o filme escolhido para representar o Brasil na premiação do Oscar 2017. Digo tudo isso por conta da expectativa que se criou quanto a forma narrativa a qualidade da obra mas, para a decepção geral, apesar de ter muita coisa boa, o filme se perde na condução das tramas e ao aderir aos clichês como forma representativa das personas. Isto é, tem um monte de coisa desnecessária e força a barra na linha de vilões e heróis. Fica com cara de drama forçado, coisa de televisão. O enredo é sobre a menina Kat que foi adotada pelos Schurmann e tem um segredo que afeta a vida dela e a rotina das pessoas a sua volta. São de fato 3 histórias com um denominador comum que variam entre o romance disfuncional, o drama social juvenil e a luta pelo amor e ideais. Os pontos fortes estão nas interpretações e na beleza das imagens. Júlia Lemmertz demonstra força e segurança, Maria Flor e Mariana Goulart são fofas e convincentes. Já quantos as imagens, não poderia ser diferente, são lindas apesar de aparentarem “lavadas” para o cinema. A montagem de Gustavo Giane, que passeia entre o passado e o presente merece destaque pela eficiência em adicionar peso narrativo. A Trilha do Antonio Pinto, para quem conhece, apesar bela mas é o de sempre. Cheia de exageros. Aposto que teve dedo de terceiros que atrapalhou. É uma pena que cinematograficamente o filme é fraco e ao tentar forçar o choro, também perde muito dramaticamente. Mas ainda assim, está muito acima da qualidade vista no cinema nacional. Só não se engane que tem alguma chance no Oscar. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 10 anos. 

A outra estreia desta semana é Invasão de Privacidade. Não é para fazer qualquer referência ao filme com o mesmo título de 1993 estrelado pela toda poderosa Sharon Stone. Na verdade, ele não tem relação, é só uma tradução “homônima”, que no original se chama I.T.. Dito isso, o enredo do filme é sobre um empresário bem sucedido do ramo da aviação que se envolve com um louco que ao ser rejeitado, depois de cometer sucessivos abusos, usa a tecnologia para se vingar. O problema é o roteiro que não desenvolve uma trama minimamente coerente. As ações e situações não fazem qualquer sentido e isso vale para ambos as personagens. Tanto o expert nos computadores, como o mega empresário são inverossímeis. Uma versão desencontrada do super nerd louco contra o cowboy contemporâneo inconsequente. O pior é que para tentar sustentar a coisa toda o roteiro recorre a todo tipo de clichês baratos fazendo da ação dramática uma refém de truques e soluções enlatadas. No elenco Pierce Brosnan sem o charme irônico tradicional pouco ajuda, James Frecheville até faz uma graça mas sua personagem é demasiadamente caricata e Stefanie Scott e Anna Friel caíram de paraquedas e ficaram com cara de paisagem. Resumindo, é a bobagem de sempre que exalta o “olho por olho” pouco coerente, com diferenças de classes e que dependendo da situação, pode tudo. É somente para os norte americanos que ainda acreditam nesses devaneios, basta lembrar do resultado dessa última eleição. Só vale o ingresso para os desavisados e para quem não tem nada para fazer. A indicação etária é para maiores de 14 anos.

Sugestão:
Para quem vai ficar em casa a dica desta semana vai para Amor a Toda Prova. Raramente indico comédias medianas, mas a cena que brinca com o Dirty Dancing é tudo de bom. É um monte de atores queridinhos fazendo uma crítica bem humorada sobre o casamento e os preconceitos contemporâneos.

 

Compartilhar