Filmes da semana 10/06 até 16/06

10/06/2016 19:13:35
Compartilhar

A principal estreia desta semana é Truque de Mestre: O Segundo Ato. Mesmo não sendo nada de mais, o primeiro filme tinha um certo charme e foi um grande sucesso de bilheteria. Uma continuação era uma cartada certa e veio tentando surfar na onda do anterior. Novamente temos os ilusionistas, atores, hipnotizadores, sabe-se lá, dando uma de Robin Hood com egos inflados e disputas pessoais. Para não repetir a mesma forma narrativa o diretor Jon M. Chu apostou em uma pegada “missão impossível” mas o resultado é burocrático e exageradamente inverossímil. Muitas cenas não fazem sentido, como o roubo do chip, a fuga pela tubulação, entre outras. O pior mesmo é que as “ilusões” são too much e acabam por desconectar o público. Outro problema é o roteiro confuso e sem personalidade. Isso fora a chatice em ficar buscando por draminhas da infância e um mestre dos magos misterioso. Já o elenco é basicamente o mesmo com nomes como Mark Ruffalo, Morgan Freeman, Jesse Eisemberg, Wood Harrelson, Dave Franco e Michael Cane, todos fazendo um básico mediano. Os destaque estão nas novidades, tanto na boa atuação da Lizzy Caplan que reduz a testosterona e alivia comicamente e na aparição de Daniel Hadcliffe, que ironicamente manipula os “cavaleiros mágicos”. Uma brincadeira com o peso que o ator carrega por ter interpretado o bruxo Harry Potter. No mais, o filme não sabe muito a que veio. É puro entretenimento mediano. A indicação etária e para maiores de 12 anos.

Outra estreia desta semana é Invocação do Mal 2. É interessante como a forma narrativa do subgênero Terror tem particularidades tão peculiares. A tensão e a sensação sempre presente de que algo vai acontecer a qualquer momento é o elemento condutor e isso, o diretor James Wan sabe fazer muito bem. Não só pela abordagem da fotografia, mas principalmente pelos planos-sequência, movimentação da câmera e ângulos que narram e dramatizam com uma linguagem imagética própria. Assim como nos filme anteriores, o primeiro Invocação do Mal e o subproduto, Spin-off Annabelle, a essência do bom filme de terror se manteve presente. O casal de “caça-fantasmas” vão novamente encarar um desafio. Dessa vez eles viajam para a Europa para investigar misteriosos acontecimentos com uma menina e sua família. Vera Farmiga e Patrick Wilson estão ótimos em seus papéis assim como as crianças com destaque para Madison Wolfe. Outro acerto é o roteiro que trabalhou com plots paralelos que se cruzam no decorrer da narrativa. Claro que tem um clichê aqui e um susto gratuito ali, mas no geral, é um filme de terror maduro, bem desenvolvido e executado. Imperdível para quem gosta ou viu os anteriores. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos. 

 A última estreia fora do festival de cinema francês é Como Eu Era Antes de Você. Com apenas 1 horário e em poucos dias, o filme se perde na programação do Festival Varilux 2016. Vou portanto, fazer um breve comentário. É o típico dramalhão do amor que rompe barreiras. Sam Claflin interpreta um tetraplégico belo e sofisticado que está cansado da sua condição mas é surpreendido por Emilia Clarke que interpreta a menina simples e cheia de vida. Não precisa de ir muito além disso para imaginar o resultado. Para quem vai conseguir ver e gosta do tema, não esqueça de levar algo para secar as lágrimas. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 12 anos. 

 

A boa notícia da semana é que teremos mais uma edição do Festival Varilux de cinema em Nova Friburgo. É um pouco da nova safra do cinema francês e com temáticas e gêneros bem variados. Para quem gosta do bom cinema e para quem quer sair da caixa vale muito se dar a oportunidade de conferir um ou mais filmes que foram selecionados e se deixar surpreender. A França produz um cinema colorido, dramático, irreverente, sensível e inteligente. Abaixo segue a lista dos filmes em cartaz:

– A Corte

– Abril e o Mundo Extraordinário

– Agnus Dei

– Chocolate

– Flórida

– La Vanité

– Lolo, O Filho da Minha Namorada

– Marguerite

– Meu Rei

– O Novato

– Os Cowboys

– Um Amor à Altura

– Um Belo Verão

– Um Doce Refúgio

– Viva a França

Esta semana a dica é sair de casa, encarar o frio e ver um bom filme francês!

Compartilhar