Filmes da semana 06/02 até 12/02

08/02/2020 13:05:59
Compartilhar

A única estreia desta semana em Nova Friburgo é Arlequina em Aves de Rapina. Vilã mas queridinha do público, Arlequina ganha seu filme de origem, mesmo que em flash backs, e tenta apagar a impressão ruim deixada pelo decepcionante Esquadrão Suicida de 2016. O desafio aqui foi encontrar uma forma de humanizar a personagem sem perder o tom irreverente e sádico que a acompanha. Essa imersão no universo da psique distorcida e multicolorida contou com o ótimo trabalho da diretora Cathy Yan e do carisma da atriz Margot Robbie que personifica de forma impecável a Arlequina. O enredo é sobre a origem da anti-heroína e da formação do grupo Aves de Rapina. A narrativa se utiliza de diversos recursos e a diretora as aproveita muito bem, seja o Voice Over que conduz o olhar do público nas cenas, ou mesmo o Back and Forth que faz um jogo de quebra do tempo, o que trás muita expectativa por deixar propositalmente muitas pontas soltas. A produção de arte impressiona e tem grande peso, ajudando a tornar tudo mais orgânico. Margot Robbie está muito bem, expressivamente e fisicamente, principalmente nas coreografias, e todo elenco tem expressividade e  relevância, até mesmo a vilania de Ewan McGregor. Importante ressaltar que esse é um filme que exalta a força feminina, basicamente elas batem e eles apanham. O roteiro é simples mas ousado e levanta vários debates libertários. Existem momentos que podem confundir ou pelo exagero ou pelo fantasioso, mas isso parece ser a proposta que nos convida a entrar na cabeça da emancipada Arlequina. É um filme belo, com ótimas cenas de luta e que vai agradar principalmente aos fãs da DC. Vale muito ingresso e a indicação etária é para maiores de 16 anos. 

Oscar 2020

Próximo domingo, dia 09 de fevereiro acontece a cerimônia de entrega do Oscar 2020. Diferente do ano passado em que consegui muitos acertos, desta vez a disputa vai ser mais acirrada e isso é graças a um ótimo ano de 2019 para a indústria audiovisual. Esse ano ainda temos a polêmica com as participações de produções que não foram desenvolvidas para o cinema, e como a academia vai reagir a isso. Claro que temos os nossos preferidos, mas vamos aos palpites avaliando quais tem as melhores chances.

– Melhor Filme
1917 provavelmente vai vencer pelo conjunto da obra. Tem um roteiro simples mas a forma narrativa e a produção são arrebatadores.

– Melhor Direção
Sam Mendes é o favorito pelo seu trabalho em 1917. É indiscutivelmente a melhor e mais complexa direção entre os indicados.

– Melhor Atriz
Gosto dos trabalhos das Charlize Theron em O Escândalo e da Scarlett Johansson em História de um Casamento, mas Renée Zellweger interpretando Judy Garlanf é arrebatador. Atriz que vem fazendo papeis menores e já com um Oscar na carreira merece o retorno triunfante.

– Melhor Ator
Essa é uma barbada e Joaquin Phoenix leva com folga. Sem desmerecer os outros indicados, mas a diferença das atuações é muito grande.

– Melhor Atriz Coadjuvante
Essa disputa é apertada. Laura Dern deve levar por História de um Casamento, mas Scarlett Johansson com Jojo Rabbit não será uma surpresa.

– Melhor Ator Coadjuvante
Essa provavelmente é disputa mais igual. Estão todos torcendo para o Brad Pitt com o Era Uma Vez Em… Hollywood, mas Joe Pesci e Al Patino também merecem por seus trabalhos em O Irlandês.

– Melhor Roteiro Original
A produção que merece vencer nessa categoria é Parasita, mas por questões da academia acredito que Era Uma Vez Em… Hollywood vai levar.

– Melhor Roteiro Adaptado
Essa disputa tem fortes concorrentes como Coringa, O Irlandês e Jojo Rabbit, mas o ótimo trabalho de adaptação em Adoráveis Mulheres remete ao drama clássico e normalmente cai nas graças da academia.

– Melhor Filme em Língua Estrangeira
Esse também é uma barbada e o vencedor vai ser Parasita.

– Melhor Fotografia
Gosto de O Farol e O Irlandês, mas o trabalho feito em 1917 é primoroso, principalmente nas cenas noturnas. É uma aposta certa.

– Melhor Direção de Arte
Essa é uma categoria difícil de acertar. Os cinco indicados tem chance mas eu apostaria em Era Uma Vez Em… Hollywood.

– Melhor Animação
Toy Story 4 é o favorito e pode vencer pela concorrência pouco inspirada ou por conta dos sem tela, como Klaus da Netflix.

Ainda sobre a premiação técnica, Melhor montagem deve ir para Jojo Rabbit, assim como Melhor Figurino. O Escândalo deve levar o de Melhor Maquiagem e Vingadores: Ultimato fica com Melhores Efeitos Visuais. Por fim, sobre as categorias ligadas ao som e música, Coringa possivelmente fica com a Melhor Trilha Sonora e Rocketman deve vencer com I’m Gonna Love Me Again.

Compartilhar