Filmes da semana 06/01 até 12/01

06/01/2017 17:41:15
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas Moana – Um Mar de Aventuras. Sem delongas, é certamente a melhor animação da Disney/Pixar dos últimos anos. Na verdade a Disney vem se reencontrando consigo mesma ao insistir no tema sobre princesas e coisas do tipo e é isso que este filme tem de melhor. São os Estúdios Disney fazendo muito bem tudo que eles sabem de melhor e que todos adoram. Com um roteiro bem amarrado e com recursos e referências narrativas inteligentes e criativas, o filme consegue emocionar sem ser apelativo criando grande identificação com o público.O enredo é sobre uma menina, herdeira do “trono” de um povoado, que aos poucos vai descobrindo que é a “escolhida” para salvar seu povo de um grande mal que está por vir. O resto é o mesmo de sempre, com algumas poucas diferenças. Desta vez nada de par romântico para a princesa e isso, a Disney ainda não tinha feito. As referências e semelhanças estão por todo lado, seja da própria Disney como o Gênio de Aladin, assim como Waterworld, Viagem ao Centro da Terra e até mesmo a floresta de Avatar no confronto com Tamatoa, um caranguejo gigante. Ainda falando sobre as origens da Disney, a animação é um musical com personagens descolados, fofos e que passam uma mensagem edificante. Claro que visualmente é incrível, musicalmente é belo e tudo funciona bem. É também uma merecida homenagem à cultura Polinésia. Nada como ver uma animação tão bem amarrada e com tudo que sempre fez da Disney tão amada e admirada. Vale muito o ingresso e vai agradar as crianças e os adultos. A indicação etária é livre, claro.

A outra estreia desta semana nos cinemas é Dominação. Apesar de tudo remeter e de fato ser um filme de terror, não se engane, não é o terror tradicional. É sim um enredo sobre um tipo de exorcismo moderninho, mas toda a atenção e focada da carga dramática das personagens. Tirando um único susto bobo no início, a narrativa não segue a linha da assombração que vai se revelando, mas sim, de um passado que através do sobrenatural, será confrontado. É uma produção de 2013 e que só agora foi lançada. Conta com um elenco de peso como o conhecido Aaron Eckhart e a holandesa Carice Van Houten, a Melisandre de Game Of Thrones. O enredo é sobre um homem visivelmente degradado que sabe como entrar na mente do possuído para liberta-lo. Aos poucos tudo vai sendo minimamente explicado e fica claro que trata-se de uma busca por vingança contra um demônio que lhe causou um grande mal no passado. É uma produção muito bem cuidada. A edição, a fotografia e as interpretações vão além do que comumente vemos. A música, apesar de exagerada, é bela e cria bons momentos narrativos com alguns trechos sem diálogos. O chato é que tudo é muito didático e previsível. Nada surpreendente vai acontecer e as soluções são rápidas, pouco trabalhadas e inconclusivas. Parece que o roteirista seguiu um manual tanto a risca que ficou pouca margem para criar algo interessante. Mas não desanime, o filme tem algum valor, na verdade é um bom suspense e pode até surpreender com uma continuação. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.

Sugestão:
Para assistir em casa a dica desta semana vai para Close-Up. Simplesmente uma obra-prima de Abbas Kiarostami. Para quem conhece sabe que não se faz necessário dizer mais nada.

Compartilhar